Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Maioria da oposição está inclinada para soltar Brazão, diz Jordy

Deputado fala em chance de cassação de colega; Jordy foi alvo recente de Moraes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Líder da oposição na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL-RJ) afirma que a "grande maioria" dos parlamentares que integram a oposição, a minoria e o PL está "inclinada a votar pela soltura" do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), preso por suspeita de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).

"Pelo simples fato de termos coerência na defesa da Constituição Federal. Não houve flagrante. Em tese, ele praticou um crime, ele deve ser investigado, deve ser punido, devemos realmente cassá-lo, para que ele seja investigado e punido. Não podemos abrir precedente para quem quer que seja, para que futuramente isso possa acontecer com outros deputados", afirmou.

Jordy foi alvo de buscas da Polícia Federal em janeiro, no âmbito da Operação Lesa Pátria, destinada a identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os ataques do 8 de janeiro. A ação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), onde a apuração tramita sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, após pedido da PF.

Como a Folha mostrou, a Câmara vota nesta quarta (10) a manutenção da prisão de Brazão em meio a um clima de revolta com Moraes e a indefinição de líderes das bancadas sobre o tema.

Homem falando cercado por microfones
O deputado federal Carlos Jordy, alvo da 24ª fase da operação Lesa Pátria, dá coletiva à imprensa em frente à sede da PF no Rio - Paulo Carneiro/Ato Press/Agência O Globo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.