Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Petrobras, BNDES e Correios registram queda nos lucros de 2023

Ao todo, as cinco principais estatais tiveram desempenho 24% pior que em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Três das cinco principais estatais brasileiras tiveram queda nos lucros, comparado a 2022. A Petrobras, com 33% de queda, os Correios, com 22% e o BNDES, com 5%.

Somando aos resultados do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal — cujos números, por outo lado, foram maiores que os de 2022 —, as empresas tiveram um total 24% menor em relação ao ano passado.

Banco do Brasil no setor Bancário Sul, em Brasília. - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O desempenho no primeiro ano do governo Lula (PT) é explicado principalmente pela retração do resultado da Petrobras, que viu seu lucro cair 33% em relação a 2022 (para R$ 124,6 bilhões). Os números da petroleira também impactaram os do BNDES.

A explicação para os resultados das estatais, que repassam parte de seus lucros ao Tesouro Nacional por meio de dividendos, varia.

Analistas observam de perto a movimentação do governo Lula sobre as empresas. Entre investidores da Petrobras, por exemplo, há preocupação de que atos da nova gestão afetem o desempenho da companhia.

Um complicador é o fato de, desde o ano passado, as estatais estarem mais expostas a indicações políticas com a suspensão do trecho da Lei das Estatais que tornava mais rigoroso o processo de escolha para cargos de conselheiros e diretores.

Leia a reportagem completa: Lucro das principais estatais federais cai 24% no primeiro ano de Lula 3

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.