Café na Prensa

Tudo sobre a bebida, do grão à xícara

Café na Prensa - David Lucena
David Lucena

Brasileiro vai disputar 'Olimpíada' dos cafés na Grécia

Boram Um vai representar o Brasil no campeonato mais importante da área

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O atual campeão brasileiro de Barismo, Boram Um, da Um Coffee Co., já está se preparando para disputar o mundial, no final de junho, na Grécia.

O World Barista Championship, que anualmente consagra o barista (especialista no preparo de café) mais completo do mundo, existe desde 2000 e nunca teve um brasileiro como vencedor.

Um dos primeiros ganhadores da disputada competição foi o norueguês Tim Wendelboe, hoje considerado uma referência mundial não apenas no preparo, mas também na torra de cafés especiais.

Homem de camisa branca e luvas pretas mexe em equipamentos de café
Barista Boram Um prepara café - Divulgação

Os competidores têm 15 minutos para preparar 12 cafés: quatro espressos, quatro com leite e quatro bebidas que representam a assinatura do profissional.

No Canadá, de onde conversou por chamada de vídeo com o Café na Prensa, Boram explicou que o treinamento para esse tipo de competição é quase como o de atletas de alta performance –no mês que antecede a competição, ele chega a treinar 12 horas por dia.

Como o tempo é curto e o nível de exigência é muito elevado, é preciso ser rápido e bem estruturado, diz Boram, que é brasileiro com ascendência sul-coreana. "A gente brinca falando que é como se fosse uma Olimpíada do café", afirma.

Por isso, os competidores contam com uma equipe que os auxilia durante a fase de treinamentos. Esses profissionais ajudam o competidor em questões como escolha dos grãos e extração (isto é, o preparo da bebida em si).

O World Barista Championship 2023 será disputado em Atenas, como parte da World of Coffee, evento global de cafés especiais que ocorrerá entre 22 e 24 de junho.

Para disputar o mundial, é preciso vencer a competição nacional –feito que Boram já alcançou três vezes.

Este ano, contudo, o barista afirma estar mais preparado. "Acreditamos que estamos bem próximos de um primeiro título brasileiro no mundial", diz.

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para david.lucena@folhapress.com.br

Acompanhe o Café na Prensa também pelo Instagram @davidmclucena e pelo Twitter @davidlucena

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.