Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

Fenômeno que causa paz no trânsito é esperado para sábado em São Paulo

Evento raro deve provocar um breve alinhamento entre motoristas e as leis de trânsito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se no dia a dia o trânsito de São Paulo é uma vergonha, na noite do próximo sábado (11), espera-se que a coisa seja diferente. Um fenômeno raro transformará as violentas ruas da metrópole num exemplo mundial de civilidade.

O evento curioso, que causa um perfeito alinhamento entre motoristas e as leis de trânsito, acontece uma vez por ano e poderá ser observado com maior intensidade na região da avenida Paulista, a partir das 20h.

No ano passado, a repentina pacificação do trânsito também pôde ser observada em outros pontos do planeta, com registros de eventos similares na Austrália, Japão, Estados Unidos e diversos países da Europa.

No Brasil, o fenômeno costuma acontecer na cidade de São Paulo, sempre no primeiro sábado de março, e, na semana seguinte, na capital do Rio de Janeiro. Também há relatos de ocorrências em Florianópolis (SC) e Recife (PE), cidades onde o trânsito violento também causa efeitos muito perceptíveis.

A pacificação acontece quando motoristas passam subitamente a enxergar ciclistas, o que os faz manter distância segura, diminuir suas velocidades, e, eventualmente, até parar para os cumprimentar ou oferecer auxílio.

Observadores do fenômeno indicam que a repentina conduta respeitosa dos motoristas acontece apenas quando os grupos de ciclistas pedalam nus. O fenômeno, dizem eles, cessa instantaneamente quando bundas, peitos, vulvas e sacos são encobertos, trazendo de volta a cegueira seletiva e o comportamento vergonhoso dos cidadãos que optam pela locomoção motorizada.

Ciclistas nus e seminus participam da manifestação 'Pedalada Pelada' de 2022, em São Paulo - Caio Guatelli

Apesar da sátira, que busca refletir o bom humor utilizado pelos manifestantes da "Pedalada Pelada", o tema é sério e, como indica este importante movimento pacífico, merece muita reflexão.

É claro que não são todos os motoristas que desafiam as leis e que colocam em risco a vida alheia, mas é preocupante o nível de impunidade como são tratados os casos de desrespeito às leis de trânsito, e inconcebível o crescente número de mortes e hospitalizações de ciclistas causados pela violência do trânsito.


De acordo com o artigo 29 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), "os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres".


Dados do Infosiga, sistema do governo de São Paulo com dados da Polícia Militar, indicam que apenas em janeiro deste ano, 19 ciclistas morreram vítimas do trânsito no estado de São Paulo, número igual ao registrado no mesmo período do ano anterior. É preciso que se tome uma atitude urgente para acabar com tanta violência.

A Pedalada Pelada é um movimento mundial, conhecido também como "World Naked Bike Ride", e tem como finalidade expor a fragilidade dos corpos humanos em meio ao trânsito das metrópoles. Ao mesmo tempo, o movimento busca expor os efeitos negativos dos combustíveis fósseis e do mal uso dos automóveis.

Os participantes são encorajados a pedalar nus ou seminus. O evento é gratuito e aberto a todas e todos que saibam pedalar.

O encontro deste sábado (11) acontecerá às 20h na praça do Ciclista (Esquina da av. Paulista com rua da Consolação) e deve percorrer ruas aleatórias do centro da cidade de São Paulo.

No Rio de Janeiro, a Pedalada Pelada deste ano vai acontecer no dia 17 de março, com concentração às 18h na Cinelândia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.