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Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo
Descrição de chapéu Folha ESG alimentação

Masterpiece, de Niterói, lança 1ª lata de cerveja do mundo com selo sustentável

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São Paulo

Como outras cervejas da Masterpiece, a barley wine Donatello tem a supervisão de Ingrid Matos, engenheira química de formação e cervejeira do ano, eleita na recente Brasil Beer Cup, em Florianópolis.

Também como as suas irmãs, a Donatello pega o nome emprestado de algum artista ou obra de relevância histórica —no caso, de um grande escultor renascentista italiano; e também de uma habilidosa tartaruga ninja.

Masterpiece, de Niterói, lança barley wine Donatello, com selo sustentável ASI na lata
Masterpiece, de Niterói, lança barley wine Donatello, com selo sustentável ASI na lata - Divulgação

Mas ao contrário de outras cervejas da linha Premium da microcervejaria de Niterói (RJ) —como Mona Lisa, Manet ou Michelangelo—, a lata de Donatello agora é especial: é a primeira do mundo com o selo da certificação Aluminium Stewardship Initiative (ASI), ou seja, traz uma gestão responsável do alumínio e garante a rastreabilidade da lata em toda a cadeia e a performance ESG.

A certificação nasceu de uma parceria com a Ball Corporation, empresa americana que fornece embalagens de bebidas para todo o mundo.


A lata da Donatello foi impressa na única linha de impressão digital de latas do mundo com qualidade fotográfica, a Ball Digital Printing, sem nenhum outro adesivo, tinta ou papel colado na embalagem.

Com pouco tempo de vida (a fábrica própria só abriu em 2019), a Masterpiece é uma das artesanais mais premiadas do Rio dos últimos anos. A marca mantém entre seus pilares a sustentabilidade e busca diminuir o impacto ambiental na produção: entre outras ações, por exemplo, usa a captação da água da chuva nos processos de limpeza.

Não bastasse isso, a cerveja também é boa. A barley wine Donatello tem 10% de teor alcoólico e 51 IBU (unidade de amargor que chega a cem), bem equilibrada. Se a embalagem é nova, a cerveja já é mais conhecida, e premiada. O rótulo levou medalha de prata em seu estilo no Concurso Brasileiro de Cerveja e foi ouro no recente Brasil Beer Cup.

Para quem não está passando por Niterói e quer provar a cerveja, é possível encontrá-la no ecommerce da marca: cervejariamasterpiece.lojavirtualnuvem.com.br, por R$ 299,40 (seis unidades, com 473 ml).

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