Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Croma Beer reforça expertise com cervejas barrel aged

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os fãs (e são muitos) da Bourbon County, cerveja anual da Goose Island, podem encontrar uma outra morada bem agradável na Croma Beer, brewpub da Vila Madalena.

A cervejaria tem 20 estilos engatados e outras tantas opções na geladeira, em latas ou garrafas. Mas entre pilsens, sours, barley wines, IPAs e afins, o barrel aged está sempre bem representado.

Desde 2019, a cervejaria já criou 549 rótulos; e 59 deles foram barrel aged, mais de 10% dos lançamentos. "É uma vertente que a gente começou a apostar desde a criação [do bar] e deu muito certo", conta Rodrigo Nogueira, proprietário da Croma.

Ynfynyty 2023, cerveja da Croma Beer envelhecida em barril de bourbon, com 12% de teor alcoólico
Ynfynyty 2023, cerveja da Croma Beer envelhecida em barril de bourbon, com 12% de teor alcoólico - Divulgação

Assim como a Goose Island lança uma vez a cada temporada a Bourbon County (cerveja envelhecida em barril de bourbon), a Croma começou a fazer o lançamento anual da Ynfynyty. A versão 2023 é a terceira edição da cerveja, com 12% de álcool.

Em comum ambas são imperial stouts envelhecidas em barris de bourbon. Mas a Croma fez uma single barrel (ou seja, usou um único barril) do bourbon Heaven Hill —a Bourbon County misturou barris de quatro destilarias diferentes, incluindo o Heaven Hill, para chegar ao resultado da BC 2022. "A Bourbon County da Goose é uma referência mundial do estilo e pra gente", confessa Rodrigo, que esteve presente no lançamento mais recente da cerveja da Goose.

Para o proprietário e cervejeiro, a "Ynfynyty 2023 está com o corpo maior e a carbonatação um pouquinho menor. O barril de Heaven Hill trouxe notas de coco e de chocolate. Ficou um licorzinho", conta, sobre a cerveja, que ficou maturando 18 meses no barril.

Lançada em edição limitada, em elegantes garrafas de 375 ml, a Ynfynyty 2023 já acabou. Mas a versão de 2022 acabou de ser engatada no brewpub, ladeado por cerca de 60 barris, nos quais envelhecem cervejas de diferentes estilos. E tem outras envelhecidas engarrafadas na geladeira, é só pedir.

Croma Beer - R. Harmonia, 472, Vila Madalena, região oeste, tel. 3032-2061, @cromabeer

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.