Cozinha Bruta

Comida de verdade, receitas e papo sobre gastronomia com humor (bom e mau)

Descrição de chapéu dieta alimentação

Ozempic versus a patrulha da alimentação virtuosa

Emagrecer sem dieta ou exercício incomoda moralistas que só valorizam a renúncia, a penitência e o esforço descomunal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deu no New York Times e, depois, traduzido na Folha: "Ozempic tem potencial para tratar alcoolismo, doença cardíaca e apneia do sono, sugerem pesquisadores".

Caso se demonstre verdadeiro o que sugerem os pesquisadores, trata-se de um medicamento capaz de operar várias coisas boas –quase todas decorrentes da sensação de saciedade que também leva à perda de peso.

Para quem passou o último ano em Marte: Ozempic (nome comercial da semaglutida) é um remédio injetável desenvolvido para a diabetes tipo 2, mas que se mostrou formidável no combate à obesidade.

O medicamento semaglutida, mais conhecido pelo nome comercial Ozempic
O medicamento semaglutida, mais conhecido pelo nome comercial Ozempic - REUTERS

A explosão do uso off-label da semaglutida foi tão estrondosa que puxou o crescimento da economia da Dinamarca, onde está a sede do laboratório Novo Nordisk.

E cada reportagem que destaca os benefícios do medicamento suscita uma torrente de comentários críticos. Acusa-se a imprensa de veicular publicidade velada e/ou ser títere do lobby da indústria farmacêutica.

Concordo que alguns textos pendem demais para o lado florido da coisa, mas não vou me alongar na discussão. Para isso existe ombudsman.

Outro viés crítico apresenta-se como preocupação social e sanitária. Sob esses paramentos, porém, revela-se uma cruzada moralista contra o emagrecimento fácil.

Resumidamente: condena-se o Ozempic e seus sucedâneos por oferecerem um atalho que dispensa a reeducação alimentar e o engajamento na prática de atividades físicas.

Em palavras mais ríspidas, proferidas a rodo nos comentários das redes sociais, diz-se que a única maneira legítima de consertar um gordo é obrigá-lo a deixar de ser guloso, glutão, autocomplacente, sedentário e preguiçoso.

Há de se fechar a boca para as pizzas e os hambúrgueres. Há de se frequentar a academia todas as manhãs, pois Deus só ajuda quem cedo madruga.

Já vimos o mesmo filme com outros medicamentos revolucionários –estamos apenas no início da gestação das mudanças sociais que a nova geração de drogas antiobesidade vai desencadear.

O Viagra e outros levanta-defuntos, por exemplo. Quando surgiram, discutia-se sem ironia se era mesmo relevante que homens mais velhos pudessem ter uma vida sexual ativa.

Antes disso, a pílula anticoncepcional causou muito mais gritaria porque dizia respeito à vida sexual das mulheres. Quer evitar filhos? Feche essas pernas, menina!

O caso do Ozempic é um novo afloramento da milenar patrulha moral cristã, que só dá valor às conquistas obtidas na trilha da virtude –com abnegação, renúncia, penitência e esforço descomunal.

Se o gordo emagrece sem sofrimento, o que virá em seguida? Só falta o pobre ganhar uma vida decente sem morrer de tanto trabalhar!

Estamos diante de algo ainda pouco conhecido, mas que já se revelou colossal. Precisamos evitar o deslumbramento, desconfiar da propaganda e acompanhar criticamente cada novo estudo publicado.

A revolução dos ex-gordos (e possivelmente a contrarrevolução dos ex-ex-gordos, já os há aos montes) exige um debate sério e sóbrio. Não pode ser contaminado pelo moralismo leviano de futriqueira de porta da igreja.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.