#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Eleições 2022

Em nova realidade paralela, apoiadores do presidente celebram falsa fraude eleitoral e viram meme

Vídeos e áudios mostram que bolsonaristas creem na iminência de um golpe a favor de Jair e que seus opositores serão presos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pouco mais de um ano após o 7 de setembro em que bolsonaristas criaram uma realidade paralela e celebraram um estado de sítio que nunca existiu, os apoiadores do atual presidente vibraram pela falsa confirmação de uma fraude eleitoral que não ocorreu.

Vídeos e reproduções de áudios de grupos de Telegram e Whatsapp, que começaram a circular nas redes sociais nas últimas horas, mostram que bolsonaristas acreditam que Jair Bolsonaro (PL), derrotado no pleito do último domingo (30), "tem cartas na manga" e que é iminente o golpe militar e a prisão dos opositores do atual presidente.

No áudio abaixo, falam em "fraude do algoritmo" (sem explicar o que seria isto), ressaltam que "o pilantra [o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)] leva nas urnas com base no algoritmo", mas que o "jogo vai virar" em favor de Bolsonaro quando as Forças Armadas apresentarem relatório a respeito das urnas eletrônicas.

No início desta semana, influencers bolsonaristas, peças-chave na propagação de mentiras que alimentam teorias da conspiração contra o sistema eleitoral brasileiro, a imprensa e o Judiciário, têm repetido que a vitória de Lula significa o início da ditadura no Brasil, na esteira das teses anteriores de que estariam sendo censurados pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Também repetem a cantilena de que "o Brasil vai virar uma Venezuela".

A youtuber Bárbara Destefani, conhecida como Bárbara Te Atualizei, tem feito postagens reafirmando que "estamos em um ditadura" e defendendo as operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia do segundo turno, bem como demonstrando apoio aos bloqueios nas rodovias por parte de bolsonaristas.

Bárbara é apontada pelo TSE como disseminadora de fake news. Só no Twitter, ela tem mais 1,6 milhões de seguidores.

O tom grave usado por bolsonaristas, contudo, não está encontrando eco em outros grupos nas redes. Após a divulgação do vídeo em que comemoram a falsa confirmação de fraude, memes começaram a circular.

A @babi lembrou de uma fake news (que se tornou clássico dos memes), criada por outro influencer bolsonarista: Allan dos Santos. Quando Donald Trump foi derrotado nos EUA, Allan afirmou que recebera "uma informação assustadora, mas muito boa": Trump estaria fingindo ter perdido as eleições para poder provar que ganhou as eleições.

Enquanto isso, entre o Alvorada e o Planalto, Bolsonaro segue em silêncio, sem reconhecer o resultado das eleições, confirmado há mais de 35 horas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.