#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu memes

Derrubada de óvni entre Canadá e EUA vira debate e memes

Internautas dividem-se entre teorias da conspiração, piadas e dúvidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os Estados Unidos derrubaram o terceiro objeto voador não identificado em três dias neste domingo (12). O assunto é um dos mais comentados nas redes sociais ao longo deste fim de semana; no Twitter brasileiro, o termo "OVNIS" acumula quase 190 mil postagens até o início da tarde de segunda (13).

O episódio do artefato abatido na fronteira com o Canadá sucede a aparição de um balão chinês sobre os EUA na quinta-feira (2). A China, por sua vez, também neste domingo detectou um objeto voador sem identificação perto de Qingdao, ao norte do país. Embora Washington sustente que o artefato em seu espaço aéreo fora enviado pela China para espionagem, Pequim diz ser um instrumento de monitoramento meteorológico.

Apesar do debate intenso com foco nos óvnis, publicações no Twitter dizem que o objetivo da midiatização do assunto é desviar as atenções de um desastre "nível próximo de Tchernóbil que está acontecendo em Ohio", nos EUA. Desastre nuclear em Tchernóbil (antiga URSS, atual Ucrânia) em 1986 espalhou material radioativo.

De acordo com uma reportagem do jornal New York Times, vapores tóxicos foram liberados de vagões de trem em chamas que descarrilharam em East Palestine, Ohio, no primeiro sábado de fevereiro. Na ocasião, autoridades orientaram residentes próximos ao local do acidente a evacuarem até que os produtos químicos fossem drenados para diminuir riscos.

Figuras de extrema-direita norte-americana, como o jornalista Stew Peters e a deputada republicana Marjorie Taylor Greene, fizeram publicações atrelando o caso dos óvnis a Ohio. Peters tuitou que repórteres que tentam noticiar estão sendo presos, e que até mesmo a população local estaria sem informações. Greene já foi punida pelo Congresso dos EUA por apoiar teorias de conspiração. Segundo as autoridades, o acidente que provocou derramamento de substância tóxica não representa risco à população.

De acordo com uma reportagem publicada pelo The New York Times na última quarta-feira (8), um repórter que cobria uma conferência com o governador de Ohio, Mike DeWine, sobre o vazamento, foi preso. A acusação, porém, foi de que o profissional estaria falando muito alto enquanto o governador dava a entrevista. Perfis anônimos endossam teoria de que cobertura sobre óvni seria uma distração para um desastre em Ohio.

Outras publicações, em idiomas como o espanhol e o francês, comentam a derrubada dos objetos não identificados pelos Estados Unidos, sem atrelar assunto à fumaça em East Palestine. Um tuíte em espanhol diz que um óvni também sobrevoou Bogotá, na Colômbia. "Parece uma colher de pau voadora. Imagens circulam pelo Facebook", diz publicação, em tradução livre.

Em meio a debates sobre o que poderiam ser tais objetos, além de extraterrestres, internautas compartilham memes sobre óvnis, especialmente no Twitter. "O povo esquece que óvni é Objeto Voador Não Identificado. Não precisa ser necessariamente de outro planeta. Qualquer balão, drone e avião que não se identifica vira óvni", publicou um perfil.

Tuítes em português recuperam história que circulou nas redes sociais no fim de 2022, em que bolsonaristas foram acusados de enviar pedido de socorro a extraterrestres com luzes de celulares apontadas para o céu. À época, postagens de bolsonaristas afirmavam que o ato era para pedir socorro para que as Forças Armadas interviessem nas eleições presidenciais, em que o candidato Lula (PT) venceu Bolsonaro.

Dispostos de maneira que formavam a palavra "SOS" vista do alto, eles usavam luzes do celular para gerar um efeito para a captação por drone, dizem. "Os responsáveis pela chegada dos óvnis no mundo precisam ser punidos urgentemente! Precisam ser punidos", tuitou um perfil junto a um vídeo que mostra grupo durante a performance.

Memes ilustram temas como a segurança no Rio de Janeiro até o ET Bilu. "óvnis no Canadá e nos EUA, e o ET Bilu no Brasil".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.