#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu petrobras

Bolsonaristas fogem do tema 'joias de Bolsonaro' falando de reajustes na Petrobras

Argumento de que escândalo de desvio de joias presidenciais seria 'cortina de fumaça' para encobrir alta do diesel ganha tração nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após um final de semana de derrotas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) encontraram um discurso unificado nas redes sociais para tentar desviar o assunto do caso das joias envolvendo Bolsonaro e militares, revelado na última sexta-feira (11) após operação da Polícia Federal.

Desde sábado, opositores ao governo Lula (PT) vão às redes sociais para argumentar que o caso das joias seria uma "cortina de fumaça" para encobrir o reajuste de preços da Petrobras, anunciado nesta terça-feira (15). A Petrobras justificou os aumentos dizendo que os preços do petróleo se consolidaram em outro patamar e que estão "no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares".

Por outro lado, perfis opositores a Bolsonaro atribuem a culpa do aumento nas refinarias ao ex-presidente. "Se estiver faltando diesel é porque Bolsonaro vendeu refinarias da Petrobras pros árabes a preço de pinga em troca de algumas joias (propina). Agora essas refinarias tentam estocar combustíveis para ganhar uns trocados e causar caos social. A CULPA É DE BOLSONARO", diz um tuíte.

Críticos ao presidente Lula também citam casos envolvendo seus governos anteriores. "Lulista preocupado com joias é o fim da picada. A Odebrecht que o diga. A Petrobras nem se fala", tuitou um perfil. Outro cita triplex do Guarujá, caso em que o petista foi acusado de lavagem de dinheiro e corrupção. O Ministério Público considerou o caso prescrito em 2022, após o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir que as provas colhidas no caso sob o então juíz federal Sergio Moro eram inválidas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.