#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

PF dá 'três batidinhas na porta' de Silvinei Vasques e recicla memes nas redes

Assunto é um dos mais comentados na manhã desta quarta-feira (9); bolsonaristas alegam perseguição política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O assunto "ex-diretor da PRF" abriu a manhã desta quarta-feira (9) entre os mais comentados do Twitter, com cerca de 10 mil citações. O nome de Silvinei Vasques aparece em alta após ter sido preso nesta quarta sob suspeita de interferência da PRF (Polícia Rodoviária Federal) nas eleições de 2022. Na ocasião, a corporação descumpriu determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que proibia operações envolvendo transporte público durante o segundo turno das eleições entre o presidente eleito Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Internautas reagiram à prisão com memes. Entre eles, o vídeo protagonizado pela ex-deputada Joice Hasselmann reaparece —"Toc, toc, toc, quem é? É a Polícia Federal". Uma publicação em que Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, ironiza a proximidade de Lula com casos de corrupção, foi relacionada às prisões de Silvinei Vasques e outros aliados bolsonaristas.

"Preso" e "Grande dia" também surgem entre os assuntos mais comentados na plataforma, com mais de 90 mil e 14 mil citações, respectivamente. "Meninas na Colmeia, Meninos na Papuda", diz tuíte em alusão a uma fala que marcou o mandato da ex-ministra da Mulher, atual senadora, Damares Alves, em 2019: "Menino veste azul, menina veste rosa".

Alguns perfis defendem Silvinei Vasques e dizem que Brasil vive "democracia relativa", ironizando fala de Lula em relação à Venezuela. "Cada um de nós compreende a democracia do jeito que a gente quer", disse o presidente em julho. Publicações também alegam perseguição política contra Vasques.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.