Bernardo Carvalho

Romancista, autor de 'Nove Noites' e 'Os Substitutos'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bernardo Carvalho

Obras da Bienal que buscam reparação histórica recusam contradições

Luta para substituir velhos comportamentos por novos, mais adequados, não é ruptura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Logo na entrada da 35ª Bienal de São Paulo, um vídeo põe o mundo em questão com perguntas singelas sobre os costumes, a cultura, o que deveria ser assumido como natural e por tabela também o lugar onde se está (e de onde se fala). Um questionamento assim não poderia eximir a mostra na qual o próprio vídeo se insere.

"Uma Mulher Pensando", de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, é um dos dois vídeos na Bienal realizados pelos membros comunicadores do coletivo Hutukara Associação Yanomami e produzidos pela Aruac Filmes.

Aida Harika Yanomami encarna a mulher do título: "Eu me pergunto [...], eu imagino. Por quê? Pra quê?", ela repete, em off, enquanto observa a preparação da yãkoana (substância alucinógena feita com pó de cascas de árvore) para o ritual xamânico de contato com os xapiri, os espíritos da floresta. Da rede onde está deitada, ela observa o xamã e se pergunta se o preparo vai dar certo. Qual será o efeito? Será mesmo forte? Será que as pessoas realmente veem o xapiri sob efeito da yãkoana?

E ao se perguntar ela desconstrói tudo o que é assumido como inquestionável, tudo o que é comum: as identidades, o pertencimento, o compartilhamento dos sentidos. Ela desreconhece.

É esse o lugar da arte na crise da modernidade. Ou era. O que Godard chamava de exceção por oposição à regra da cultura. Uma dessintonia entre compreensão e sentido, na qual o sentido está em deixar de compreender o que se sabe (o que supostamente todo o mundo deve saber), o que é (ou devia ser) comum, o que é (ou devia ser) natural, inquestionável. A cultura supõe o saber, a obra contradiz a cultura.

Muitas na Bienal são obras da vontade (e não da contradição), são asserções, expressão da cultura (e não da dúvida). Não há ruído nem problema entre o que querem dizer e o que dizem; estão do lado do que é justo, do que é consenso entre quem as busca como confirmação. E nesse sentido são moralmente inquestionáveis.

Ninguém vai à Bienal contra a emancipação dos oprimidos, a favor do racismo, da homofobia e das desigualdades. É um pacto garantido pela cultura que estabelece regras, comportamentos e costumes.

O que se busca nessas obras é um ajuste, uma reparação, um acerto de contas: a bem-vinda correção das narrativas históricas, a representação de vozes sub-representadas, o confronto com a hipocrisia e a violência de uma sociedade que diz uma coisa e faz outra.

A luta para substituir velhos comportamentos por novos, mais adequados aos princípios e valores que essa mesma cultura defende da boca para fora, ainda é parte dessa cultura. Não é ruptura. É uma guerra contra as contradições. A contradição é a última coisa de que um exército precisa.

A dúvida é disruptiva. A cultura supõe coesão. É a lógica da moral, dos costumes, mesmo na sua reciclagem.

35ª Bienal de São Paulo, realizada no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera - Danilo Verpa - 4.set.23/Folhapress

A mulher pensando na rede já não pode confirmar, já não reconhece a cultura; ela a estranha. E assim põe em marcha uma lógica de crise, de ruptura. A crise —ao contrário da moral, que está dada por antecedência— faz parte do exercício da ética, do confronto com o novo, com o inesperado, o que está por vir, o que ainda não se sabe.

Quando mencionei o vídeo a duas amigas que encontrei no terceiro andar do prédio da Bienal, onde estão algumas das principais e mais interessantes obras da mostra, elas riram e imitaram as perguntas da mulher yanomami, como se ela não tivesse o direito de fazê-las, como se não tivesse direito à dúvida. Devo confessar que também me surpreendi ao ver o vídeo pela primeira vez, ao mesmo tempo encantado e espantado, repetindo para mim mesmo que aquilo era cinema experimental, como se cinema experimental não fosse possível entre os yanomami.

Atribuir à influência de uma cultura exógena, à aculturação, toda subjetividade em suposta dessintonia com o seu meio, como se os indígenas não tivessem direito ao não, à singularidade, à reflexão e à dúvida, exprime um preconceito análogo ao que, muitas vezes com a melhor das intenções, reduz as representações artísticas à expressão de um lugar (e de uma identidade) supostamente inquestionável, rejeitando o potencial de contradição da obra em relação a sua origem.

Há 60 anos, ao refletir sobre a crise dos valores na arte (e a favor da crise), o crítico Harold Rosenberg acabou divisando um princípio: não dava para ser ao mesmo tempo arte e inquestionável. Ou era uma coisa ou outra. A partir do momento em que arte e moral se fundem, entretanto, essa afirmação perde todo o sentido. Ou não?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.