Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré
Descrição de chapéu petrobras

Shell lança em novembro nova geração da gasolina aditivada V-Power

Empresa afirma que mudança não vai afetar preços ao consumidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Shell modificou a fórmula da gasolina V-Power, que recebeu um novo pacote de aditivos. As alterações acompanham o ciclo global do produto, que é ofertado em 60 países. No Brasil, o início da distribuição está previsto para o dia 1º de novembro.

Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen (licenciada da marca Shell), diz que as evoluções ocorrem, em média, a cada cinco anos. Esse calendário acompanha a agenda de órgãos reguladores dos EUA e da Europa.

0
Cobertura de posto Shell localizado na zona sul de São Paulo - Divulgação

Segundo Pose, a diferença de preços entre a gasolina comum e a V-Power será mantida, e a nova aditivação não deve gerar oscilação de preço além da que já ocorre no mercado.

A estratégia é semelhante à adotada pela Vibra Energia em fevereiro, quando foram lançadas as versões atualizadas das gasolinas Grid e Podium, da Petrobras.

Em comum, as empresas concorrentes dizem que o poder de limpeza de seus combustíveis aditivados remove praticamente 100% da sujeira que pode se acumular no motor.

A preocupação com a formação de crostas nos motores se deve principalmente aos sistemas eletrônicos para gerenciamento de emissões –que, em muitos casos, são associados à injeção direta de gasolina e ao turbo.

O envelhecimento da frota causado pela dificuldade em adquirir carros zero-quilômetro também é apontado como preocupação no desenvolvimento dos novos aditivos. A Shell pretende convencer os consumidores de que seu combustível pode reduzir o desgaste do motor ao longo da vida útil do carro.

A empresa afirma que a idade média da frota nacional de automóveis é a maior desde 1995: 10 anos e 3 meses. O dado faz parte de levantamento recente feito pelo Sindipeças.

A Shell prepara ainda evoluções do diesel e do etanol oferecidos nos postos. Essas mudanças serão anunciadas gradativamente entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2023.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.