Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

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Renault quer ir além de carro popular no Brasil; conheça agenda de lançamentos

Montadora completa 25 de produção no Brasil e confirma chegada de SUVs e modelos elétricos

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Em dezembro, a Renault completa 25 anos de produção no Brasil. O primeiro modelo a sair da fábrica de São José dos Pinhais (PR) foi a minivan Megane Scénic, um modelo mais luxuoso que qualquer carro da marca disponível hoje no Brasil. A empresa quer mudar esse cenário.

Desde a chegada do sedã Logan ao mercado brasileiro, em 2007, a fabricante passou a investir em veículos derivados da linha Dacia, marca romena da aliança Renault Nissan. A estratégia estava alinhada ao momento do mercado, que vivia o boom dos carros populares.

Ao mesmo tempo, a montadora francesa perdia espaço entre os modelos médios de maior valor agregado. Ao ser renovada, em 2006, a linha Megane sofreu com problemas na escolha das versões e não teve força para disputar mercado com Honda Civic e Toyota Corolla. Já a Scénic nacional estava a caminho da aposentadoria.

Renault Megane E-Tech durante apresentação no Salão de Frankfurt, em setembro de 2021 - Tobias Schwarz/AFP

A chegada do Kwid (2017) consolidou a presença no segmento de entrada, e essa posição será fortalecida. Uma redução de preços deve acompanhar a nova política de incentivo aos carros populares, e o subcompacto deve se manter como o automóvel mais em conta do país. Contudo, daí para cima, haverá grandes mudanças.

A montadora revisou sua estratégia global e vai voltar a oferecer produtos genuinamente Renault no mercado brasileiro, com foco na eletrificação.

O primeiro a chegar nessa nova fase será o furgão Kangoo e-Tech, com estreia prevista para agosto. O modelo chegou a ser comercializado para empresas, mas agora será encontrado nas concessionárias da marca e com desenho renovado. A autonomia é estimada em 285 quilômetros com uma carga completa de suas baterias.

Em seguida virá o hatch médio Megane e-Tech, também elétrico e com lançamento agendado para setembro. O preço deve ficar entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.

Renault Kangoo E-Tech é apresentado pela marca francesa no Salão de Paris 2022 - Eric Piermont/AFP

Por resgatar um nome que tem longa história no Brasil, esse lançamento será um marco na reconstrução da imagem da Renault. Modelos como Captur e Logan, que deixam o mercado, não fazem parte da nova estratégia.

Um terceiro modelo que não queima combustível chegará na virada de 2023 para 2024. Será uma van, provavelmente a Master e-Tech.

Um novo SUV compacto flex estreia no início de 2024 e será equipado com o inédito motor 1.0 turbo da marca. Em seguida haverá um modelo de estilo cupê, para concorrer com Fiat Fastback (a partir de R$ 136 mil) e Volkswagen Nivus (R$ 127,4 mil).

Versões com motorização híbrida – capazes de rodar com gasolina, etanol e eletricidade – estreiam ao longo de 2024.

Calculadora da Folha mostra se é melhor abastecer com etanol ou gasolina

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