Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Ibaneis Rocha fez filantropia com dinheiro da Viúva

Governador doou 12 mil máscaras a prefeito que pediu 5 mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Até agora a pandemia parecia ter provocado só um caso exemplar de filantropia: o Itaú Unibanco doou R$ 1 bilhão do seu patrimônio entregando sua administração a um conselho de notáveis. Da outra ponta, veio outro exemplo de filantropia, com o dinheiro da Viúva. O governador de Brasília, Ibaneis Rocha, homem abonado, doou 22,5 mil equipamentos de proteção sanitária ao município piauiense de Corrente, situado a 860 quilômetros do Distrito Federal.

Em maio o prefeito de Corrente havia pedido 10 mil luvas, mil aventais impermeáveis, 5.000 máscaras e 240 litros de álcool ao governador. A rede pública de Brasília estava sobrecarregada e o estoque de equipamentos de proteção entrara em colapso em pelo menos dois hospitais. No dia 17 de julho o governador oficializou a doação, e no lote iriam 12.560 máscaras.

O pedido havia sido de 5.000.

De pé, o governador do DF Ibaneis Rocha (MDB) em seu gabinete, após conceder entrevista à Folha.
O governador do DF Ibaneis Rocha (MDB) em seu gabinete, após conceder entrevista à Folha. - Pedro Ladeira -16.jun.2020/Folhapress

Em agosto, sem relação com esse caso, foram presos o secretário de Saúde de Brasília e seis de seus colaboradores. Com relação, o Ministério Público de Contas representou contra Ibaneis para que se investigasse a regularidade da doação, até mesmo porque foi feita sem licitação e sem a avaliação de sua conveniência.

Ibaneis Rocha foi criado em Corrente, tem três fazendas em municípios vizinhos e boas relações com o prefeito local, que é candidato à reeleição.

Pelo​ menos nove unidades da federação viram seus governo metidos em malfeitorias com o dinheiro da saúde pública. Descobriram-se irregularidades nos hospitais de campanha do Rio de Janeiro e até a compra de respiradores pelo país afora, mas doação do que faltava num estado para mimar amigo de outro é coisa que só se viu em Brasília.

No dia 14 de setembro a juíza Sandra Cristina Candeira de Lira, do Tribunal de Justiça de Brasília, intimou o governador Ibaneis Rocha para “esclarecer a dinâmica dos fatos” incluindo-o no “polo passivo da lide”. Em português: Ibaneis se tornou réu. Sabe-se lá como terminará essa história, mas a providência terá a virtude de expor os mecanismos desse caso singular de filantropia.

Ibaneis Rocha é um advogado e empresário bem sucedido. Em 2018 declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 98 milhões. Em sua campanha ele tinha o slogan “Pra Fazer a Diferença”. Fez.

Ponte para Biden

Conhecidas libélulas que voam no eixo Brasília-Washington estão oferecendo seus serviços ao Planalto para a hipótese de uma vitória de Joe Biden.

Em geral vendem terrenos na Lua em troca de bons negócios no Brasil. Relações diplomáticas são aplainadas por diplomatas profissionais, quando os governos os têm a seu serviço e confia neles.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.