Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Paulo Guedes padece de onipotência verbal

Quem propôs taxar as transações eletrônicas o próprio Guedes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Guedes padece de onipotência verbal. Quando ele insinua, quatro dias antes de uma eleição, que o PT poderá taxar as transações com o Pix, exagera.

O PT nunca propôs isso. Quem propôs taxar as transações eletrônicas foi ele.

Aos fatos:

Em dezembro de 2019, depois do fracasso da ressurreição da CPMF, o doutor disse: "Tem transações digitais. Você precisa de algum imposto, tem que ter um imposto que tribute essa transação digital."

Diante de um fundo azul, Guedes, um homem branco, calvo e de óculos, está sentado, falando diante de um microfone de mesa e gesticulando com as duas mãos diante do rosto
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Ueslei Marcelino - 06.out.2022/Reuters

Conta outra, doutor

Campanha eleitoral transforma urubu em meu louro. O doutor Paulo Guedes resolveu acertar o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que decidiu apoiar Lula.

Como Meirelles disse, Guedes furou o teto de gastos, ele atirou: "Nós furamos o teto porque é um teto muito mal construído. É tão mal construído que o economista não é nem economista."

Noves fora a engenharia do teto, Guedes vestiu a camisa do sindicalismo corporativista ao dizer que Meirelles "não é nem economista".

Não eram economistas: Pedro Malan, Mário Henrique Simonsen e Eugênio Gudin se formaram como engenheiros. Roberto Campos era diplomata. Joaquim Murtinho, o ferrabrás da República Velha, era também médico e homeopata.

O primeiro professor de "ciência econômica" brasileiro foi o Visconde de Cairu (1756-1835). Estudou em Portugal com bolsa da Viúva, passou a vida em cargos públicos, aposentou-se aos 50 anos e nunca deu uma aula. Não produziu um só prego.

O fardo do homem branco

A chegada de Rishi Sunak ao cargo de primeiro-ministro da Inglaterra é uma boa ocasião para se pensar no destino dos povos. Ele nasceu na Grã Bretanha, neto de indianos. Seu pai nasceu no Quênia, e a mãe, no Tanganyika (atual Tanzânia). Ao tempo do avô de Sunak, Winston Churchill debochava de Gandhi chamando-o de "faquir seminu".

Naquele século, negros do Quênia rebelaram-se contra o domínio inglês e prenderam por vários meses Hussein Onyango Obama, avô de futuro presidente dos Estados Unidos.

Em 1899, o inglês Rudyard Kipling (nascido na Índia) escreveu seu famoso poema "O fardo do homem branco", atiçando iniciativas imperialistas. Vinte anos depois, ele veio ao Brasil e, ao chegar a Salvador, perguntou onde estavam os índios ao jovem repórter que o acompanhava. Era Luís Viana Filho, que viria a ser governador da Bahia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.