Igor Patrick

Jornalista, mestre em Estudos da China pela Academia Yenching (Universidade de Pequim) e em Assuntos Globais pela Universidade Tsinghua

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Igor Patrick
Descrição de chapéu China

Chanceler da China que desapareceu se destacou com carreira meteórica

Antes de assumir posto, Qin Gang foi embaixador nos EUA mesmo sem as qualificações de antecessores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há semanas, jornalistas, acadêmicos e observadores da China têm se ocupado de uma tarefa inglória: encontrar pistas do paradeiro de Qin Gang. O nome, pouco familiar para o leitor brasileiro, é do ministro chinês das Relações Exteriores. Não faz muito tempo, ele recebeu seu homólogo americano, Antony Blinken, em Pequim, mas de repente sumiu da mídia e dos eventos públicos.

Ex-embaixador nos EUA, posto que ocupou por menos de dois anos e para o qual não tinha qualificação à altura de seus antecessores, Qin, 57, ascendeu com rapidez estelar e credenciais pessoais menos significativas do que se esperaria do Partido Comunista na era de Xi Jinping.

O chanceler chinês, Qin Gang, acena durante entrevista coletiva em Pequim
O chanceler chinês, Qin Gang, acena durante entrevista coletiva em Pequim - Noel Celis - 14.jun.23/AFP

Jovem, o ministro ficou conhecido como porta-voz da chancelaria chinesa, respondendo a jornalistas estrangeiros com tiradas ácidas e provérbios enigmáticos. Foi ele quem inaugurou a era dos porta-vozes aguerridos, um sucesso em redes sociais como Douyin e Weibo em cortes com revides nacionalistas.

De lá, migrou para uma função menos glamorosa. Entre 2015 e 2018, liderou a diretoria de protocolo da pasta e se tornou responsável pela preparação de visitas de Estado de grandes líderes mundiais à China. Observadores especulam que foi esse o posto a chamar a atenção de Xi —seu trabalho teria agradado o líder chinês, com quem lidava com frequência para acertar detalhes dessas passagens.

Qin decolou. Foi promovido a vice-chanceler em 2018 e logo depois assumiu a embaixada em Washington. Ninguém entendeu à época, já que a China costuma conceder o posto a diplomatas de carreira com notória experiência e especialização em temas sino-americanos. Qin, porém, serviu pouco no exterior, em cargos de menor relevância, a maioria dos quais na embaixada em Londres e em missões da ONU.

É provável que Xi tenha lhe dado o posto como uma espécie de estágio antes de se tornar ministro. Após pouco tempo nos EUA, Qin partiu de volta para Pequim e, no início de 2023, virou o diplomata mais importante do país, substituindo Wang Yi, que chefiou o ministério chinês por quase uma década.

Seu desaparecimento é, assim, incomum para alguém numa função estratégica. Pequim limitou-se a dizer que ele estava doente, destacando Wang para substituí-lo em visitas importantes, como a da secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, e a do enviado de Joe Biden para assuntos do clima, John Kerry.

Nas rodas diplomáticas em Washington e Pequim, o rumor é o de que comissões disciplinares do partido teriam descoberto um caso extraconjugal com Fu Xiaotian, famosa jornalista de Hong Kong que, a despeito da origem não tão abastada, ostentava suas visitas frequentes a vários lugares do mundo a bordo de jatinhos particulares.

Traição e corrupção já derrubaram políticos poderosos na China, motivo pelo qual um escândalo do tipo soa bastante plausível. Nesta versão, o partido ainda estaria elaborando como gerenciar a crise de legitimidade quando o caso vier a público.

Intriga, porém, como o sumiço vem sendo tratado internamente. Em situações comuns, especular sobre o paradeiro de uma autoridade tão sênior seria o suficiente para censurar rapidamente o assunto nas mídias sociais e na imprensa. Internautas chineses, contudo, estão tão curiosos quanto observadores do Ocidente e, nos últimos dias, têm feito milhares de posts e vídeos sobre o tema.

Entrando na onda, o ex-editor do tabloide Global Times Hu Xijin usou a popular conta que mantém no Weibo para dizer que, às vezes, "quando todo mundo está preocupado com algo que não pode ser discutido em público, é porque o tema deve ser sensível demais ou tem de ser confidencial por um tempo".

Na tentativa de acalmar os ânimos, ele só deixou todo mundo mais curioso: onde está Qin Gang?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.