Lúcia Guimarães

É jornalista e vive em Nova York desde 1985. Foi correspondente da TV Globo, da TV Cultura e do canal GNT, além de colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Lúcia Guimarães
Descrição de chapéu Facebook

Trump, a batata quente, volta para o colo de Mark Zuckerberg

Comitê de supervisão do Facebook também condenou comportamento da plataforma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decisão do comitê de supervisão do Facebook de manter Donald Trump banido de suas plataformas não é só um recado para líderes mundiais que usam a rede social para incitar violência, desinformar e minar democracias (tosse, tosse, Nero do Planalto). É um recado para o bilionário que gastou US$ 130 milhões montando o dito comitê.

O comunicado emitido nesta quarta (5), depois de mais de dois meses de debate sobre a suspensão do ex-candidato a ditador “por tempo indeterminado”, soa também como uma mensagem a Mark Zuckerberg: você não reuniu um time como o nosso para funcionar como latrina da sua irresponsabilidade social.

O ex-presidente Donald Trump discursa em evento conservador em Orlando, na Flórida
O ex-presidente Donald Trump discursa em evento conservador em Orlando, na Flórida - Joe Skipper - 28.fev.21/Reuters

O comitê de 20 luminares, que inclui um prêmio Nobel da Paz, um ex-premiê e também o advogado e acadêmico brasileiro Ronaldo Lemos, colunista da Folha, aprovou a decisão de defenestrar Trump depois que ele postou um vídeo apoiando os invasores do Capitólio, no dia 6 de janeiro. Mas também condenou o comportamento invertebrado da plataforma, que tratou o extremismo das postagens de Trump com tolerância especial, sob a desculpa de que, como chefe de Estado, o que ele postava era notícia.

O comitê de supervisão disse a Zuckerberg que ele precisa estabelecer critérios para banir um usuário, respeitar o igualitarismo que diz defender e, de maneira geral, fazer escolhas, não improvisar, cada vez que seu modelo de negócio, 98% dependente de publicidade, provocar cenários trágicos como facilitar o genocídio da minoria rohingya em Mianmar.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

A primeira declaração de Nick Clegg sobre a decisão do comitê foi um primor de hipocrisia, qualidade indispensável para quem ocupa o cargo de faxineiro, quer dizer, vice-presidente de Assuntos Globais do feudo planetário de Zuckerberg. Clegg escreveu no Twitter: “Agora vamos desenvolver uma resposta clara e proporcional”.

O que é proporcional a incitar uma revolta com mortes no Capitólio, tentar um golpe de Estado para cancelar a eleição e sugerir que as pessoas podem ingerir água sanitária para curar o coronavírus, perguntarão os mortais que tiveram a conta no Facebook suspensa por postar pinturas renascentistas com seios nus?

Se o nome Nick Clegg soa familiar, é porque ele foi vice-premiê britânico no primeiro mandato de David Cameron, conseguiu destruir a base eleitoral de seu partido, o Liberal Democrata, e atravessou o Atlântico em fuga do dever cívico de ajudar a combater o desastre do brexit que ajudou a criar, apoiando o conservador Cameron.

A maioria dos 2,8 bilhões de usuários da distopia criada por Zuckerberg vive fora dos Estados Unidos. Autocratas sanguinários como o indiano Narendra Modi, o filipino Rodrigo Duterte, o turco Recep Tayyip Erdogan, o aiatolá iraniano Ali Khamenei, além, é claro, do Nero do Planalto, aguardavam a decisão do Facebook, que pode ter mais do que consequências sobre a segurança de democracias. O Facebook, dono do Instagram e do WhatsApp, é parte integral das eleições na maioria dos países.

Donald Trump tinha presença maior no Twitter, onde chegou perto de 90 milhões de seguidores e usou a plataforma para demitir secretários, ameaçar países e anunciar outras decisões de governo. Jack Dorsey, diretor-presidente e fundador do Twitter, avisou que o banimento de Trump lá é definitivo.

Caros leitores, mal posso explicar o alívio de não ter mais que, por dever de ofício, passar sete dias por semana monitorando o ogro laranja na rede social, antes mesmo da primeira dose de cafeína matinal.

Mas o Facebook, plataforma na qual ele tinha 35 milhões de seguidores, é crucial para Trump aliviar os membros do culto de seus dólares suados.

A quadrilha do ex-presidente, reunida no resort de Mar-a-Lago, esperava ansiosa o anúncio do comitê para acelerar a arrecadação de fundos. Em jogo estão as eleições intermediárias de 2022, em que Trump está ativamente promovendo políticos leais e tentando derrotar republicanos que não beijam sua mão. E, acima de tudo, a eleição presidencial de 2024, que, ele jura, vai disputar.

A recomendação do comitê, que a direção do Facebook promete acatar, para a empresa apresentar uma solução para Trump daqui a seis meses, também dá tempo ao governo Biden. Ele pode tentar articular uma estratégia coerente para lidar com o monopólio obsceno de Zuckerberg e seu efeito na erosão democrática.

Afinal, não é à toa que Biden levou dois certos juristas de Nova York para o governo. Tim Wu e Lina Khan, ambos da Universidade Columbia, foram chamados para explorar soluções para o gigantismo do Facebook, Google e Amazon.

Zuckerberg detém o poder corporativo sobre o acesso de Trump a suas plataformas. Em política, seis meses podem ser uma eternidade. Mas o comitê que ele montou, esperando continuar impune, demonstrou lealdade maior à democracia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.