Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho

Em 2º ano de 'O Método Kominsky', Netflix afaga fãs da comédia clássica

Temporada estreou no mês passado mantendo o tom provocador e delicado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A certa altura da segunda temporada de “O Método Kominsky”, dois alunos de Sandy (Michael Douglas) convocados a interpretarem uma cena clássica de comédia apresentam um diálogo da finada “Two and a Half Men”, obra do mesmo Chuck Lorre que assina esta comédia melancólica sobre dois amigos diante da velhice. 

O professor então pergunta desde quando aquilo é clássico, desfiando referências de Oscar Wilde ao grego Aristófanes. E é refreado pelo aluno: “Mas onde vejo Aristófanes?”.

Chuck Lorre não é, obviamente, equiparável a Aristófanes (o autor de “Lisístrata”), mas, assim como o grego, conhece o poder cultural e, de certa forma, cívico da comédia de largo apelo popular.

Não é qualquer um que pode citar lado a lado uma obra sua e referências seminais, brincando com a sanha por audiência e a repetição de fórmulas na cultura pop, sem deixar de se autocriticar —Sandy lembra que “Two and a Half Men”, ao pôr sob o mesmo teto um hedonista e um sujeito caxias, é “cópia fajuta” de “The Odd Couple”, de Neil Simon. 

E assim cabe a Lorre nos lembrar que a comédia às vezes menosprezada pode ser tão poderosa quanto o drama.

Parece ser esta sua meta em “O Método Kominsky”, cuja segunda temporada estreou na Netflix no mês passado, mantendo o mesmo tom provocador e delicado da primeira. Norman (o maravilhoso Alan Arkin) e Sandy continuam envelhecendo, e a vida nem por isso diminui o passo. 

Dinheiro, trabalho, realização e, sobretudo, relacionamentos e seus percalços continuam a encher de humanidade os diálogos dos dois personagens, que se afligem diante da aproximação da morte.

Nas mãos de Lorre, e de Douglas e Arkin, o que podia ser dor vira piadas mordazes. Com todas as ressalvas feitas às piadas às vezes rasteiras do autor, é muito, muito difícil passar mais de duas cenas de suas séries sem rir.

O tom rasteiro, aliás, não deixa de aparecer em “Kominsky” —há suficientes piadas sobre virilidade, vida conjugal e peidos. Mas estão delicadamente costuradas pela seriedade dos assuntos, de forma a lhes reduzir o peso, e pela sensibilidade dos atores.

Além disso, há um elenco de apoio peneirado com esmero. 

Além de Nancy Travis (que já foi a mocinha de “Três Solteirões e um Bebê”), a série traz uma participação de Bob Odenkirk (“Better Call Saul”) e resgata Jane Seymour (de “Em Algum Lugar do Passado”, que reinou na Sessão da Tarde dos anos 1980), Kathleen Turner (inesquecível em “Peggy Sue, Seu Passado a Espera”) e Paul Reiser, o Paul de “Mad About You”.

Reiser, aliás, está irreconhecível com os anos e os quilos extras (parte deles, graças à maquiagem) como Martin Schneider, namorado sessentão de Mindy (Sarah Baker).

Além de um afago na alma e na memória de quem já passou dos 40, “O Método Kominsky” é uma bem-vinda reverência a diferentes gerações da TV, mas de um tipo de TV que praticamente deixou de existir ante a mudança provocada pelo streaming. E que ainda pode funcionar.

Os oito episódios da segunda temporada de “O Método Kominsky” estão disponíveis na Netflix

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.