Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

'The Flight Attendant', com Kaley Cuoco, tem mistério e sarcasmo de um Hitchcock

Atriz apresenta trabalho muito superior ao de 'The Big Bang Theory' em thriller intrincado e elegante da HBO Max

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querida geração Z, algumas coisas jamais serão cringe. Tipo Alfred Hitchcock.

Revisitado por gerações de cineastas, o diretor faz sombra a uma multitude de obras, não raro emprestando magnetismo ao que passaria despercebido. Decerto há equívocos (veja "A Mulher da Janela" e a versão recente de "Rebecca", ambas na Netflix), mas mesmo esses fisgarão o espectador melhor do que a concorrência média.

"The Flight Attendant" é um exemplo mais feliz. A série, que estreou como chamariz da nova plataforma HBO Max, traz Keley Cuoco como Cass, aeromoça que, após um flerte com um passageiro, acorda em Bancoc desmemoriada ao lado do dito-cujo empapado de sangue. Daí em diante, as coisas só ficarão mais esquisitas.

Cuoco, inescapável dizer, foi a Penny de "The Big Bang Theory". A pele de uma personagem tão longeva não se despe facilmente —o pessoal de "Friends" que o diga—, mas o bom timing cômico da atriz se põe bem a serviço de um humor negro que em nada lembra a vizinha de Leonard e Sheldon. Esta, atenção, não é "a série da Penny".

Sua Cass é uma alcoólatra em negação, que quase não aparece sem um copo ou garrafa de vodca à mão. Tal condição é tratada sem comiseração pelo roteiro, o que faz da história pregressa da personagem algo tão interessante de desvendar quanto o crime que a assombra.

Aos poucos, a aeromoça vida-loka vai se embrenhando em lembranças desagradáveis, dela e do namorado, Alex Sokorov (Michiel Huisman, o Daario 2.0 de "Game of Thrones"), que a visita em pensamento como fantasma shakespeariano.

Essas memórias vão consumi-la até seu caráter se tornar difuso a ponto de nem ela saber o que andou fazendo. Ao mesmo tempo, colando peças que encontra sobre a família Sokorov, uma trama sinistra emerge.

O registro cômico dá a "The Flight Attendant" vida própria. Hitch apreciava o sarcasmo, e o showrunner Steve Yockey não se resguardou dele ao adaptar o thriller do armênio-americano Chris Bohjalian, exacerbando reviravoltas e usando "macguffins" demais para quem aprecia verossimilhança.

Isso dito, não se pode acusar Yockey de não saber entreter. Sua série é intrincada e elegante, embalada em edição e trilha sonora que fazem jus ao mestre.

O elenco reflete a imagem pop que HBO Max reivindica, com TR Knight (o O'Malley de "Grey's Anatomy"), a excelente Zosia Mamet (a Shoshana de "Girls") e Rosie Perez (estrela latina da Hollywood da virada dos anos 1990), como, respectivamente, o irmão, a melhor amiga e a colega obsessiva de Cass.

Por fim, não deixe de apreciar os créditos de abertura, homenagem ao designer gráfico Saul Bass que, com suas animações memoráveis, traduzia a obra de Hitchcock em segundos. A quem passou vontade, um alento: a nova plataforma tem obras do gênio do suspense no catálogo.

Os oito episódios de 'The Flight Attendant' estão disponíveis na HBO Max

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.