Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona Séries

Em 'Life e Beth', Amy Schumer traz riso e ternura em jornada de amadurecimento às avessas

Comediante faz seu trabalho mais sensível em série sobre mulher que revê escolhas desde adolescência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amy Schumer, vista recentemente apresentando o Oscar, nunca foi uma comediante de meias palavras nem sutilezas. É, portanto, uma surpresa feliz vê-la em um trabalho delicado e pungente como sua nova "Life & Beth".

Como tudo que Schumer faz, é para rir. Em mais de 15 anos nas telas, e sempre com um subtexto feminista sem proselitismo, ela deslizou com naturalidade pela comédia física, o humor desbocado, a graça mais bagaceira e mesmo o romance.

cena de série
Amy Schumer em cena da série 'Life & Beth' - Hulu/Divulgação

É nessa jornada de amadurecimento contada às avessas, entretanto, que Schumer nos conquista com um retrato franco, terno e algo desolador de uma mulher que se moveu pela vida quase por inércia para encontrar aquilo que as pessoas costumam chamar de sucesso.

A comediante desta vez é Beth, que, com a morte abrupta da mãe, passa a rever, à beira dos 40, escolhas feitas desde a adolescência. Apesar de ter alcançado com elas a estabilidade financeira e afetiva almejada por tantos, tudo ao seu redor é um poço de mediocridade.

O gerente da empresa de vinho que a emprega festeja as vendas navegando em um platô; o produtor que ela promove se anima com o fato de um de seus rótulos ter sido considerado "bebível" por uma revista; o namorado com quem vive em banho-maria decide pedi-la em casamento após um velório, e o anel de noivado virá em uma data a ser definida.

Dos colegas mesquinhos ao cara autocentrado vivendo em um apartamento repleto de lixo que suas amigas acham gato demais para ela dispensar, nada nem ninguém oferece propósito outro a Beth que não fazer o que é esperado. Até o dia em que ela não consegue chorar no funeral da própria mãe.

O "Life & Beth" do título faz um trocadilho com a expressão "life and death", vida e morte, como se a personagem apresentada fosse um equivalente à morte.

Paralelamente a essa rotina comezinha, a protagonista relembra o passado, a infância em que a família desce na escada social; a adolescência e o esforço feito para ser parte da turma; a escolha profissional mais à mão.

A interpretação de Violet Young para a Beth jovem é um trunfo da série.

Há outros, como as aparições dos rostos conhecidos de David Byrne; Jonathan Groff (de "Mindhunter"); Michael Rapaport, (de "Justified"), e do sempre adorável Michael Cera (de "Arrested Development").
Pode até faltar a "Beth" a acidez de "Fleabag". Mas é reconfortante demais ver Schumer transbordar a tela.

"Life & Beth" está disponível no Star+, com novos episódios às sextas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.