Lygia Maria

Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Lygia Maria

Lula, o lambe-botas

Presidente posa de arauto global da democracia e dos direitos humanos, mas há tempos tem ditadores de estimação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que Israel fazia em Gaza aquilo que Hitler fez com os judeus, repórteres perguntaram a opinião dele sobre o que ocorria na Venezuela naquele mesmo dia. Lula, que tudo sabia sobre o Oriente Médio, respondeu que desconhecia o que se passava numa nação vizinha ao Brasil.

Mas enquanto o presidente achincalhava nossa diplomacia, o ditador Nicolás Maduro expulsava do país os funcionários do gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, instalado em 2019 para investigar abusos cometidos pelas forças de segurança.

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, e o presidente Lula durante encontro na Celac, em Kingstown (São Vicente e Granadinas) - Ricardo Stuckert - 1º.mar.24/Presidência da República/via Reuters

O relatório mais recente da ONU listou 122 pessoas torturadas, com a anuência da alta cúpula do poder venezuelano. São casos de espancamentos, asfixias, choques elétricos e até estupros, sem contar assassinatos e desaparecimentos forçados.

Análises do Tribunal Penal Internacional desde 2021 apontam 1.746 denúncias relacionadas a crimes contra a humanidade. No mesmo dia em que o TPI negou recurso da Venezuela contra a retomada das investigações, Lula apareceu sorridente cumprimentando Maduro em encontro bilateral durante a Celac.

Nessa reunião, o ditador disse que haverá eleições na Venezuela no segundo semestre. Posteriormente, o regime marcou a data, 28 de julho, e convidou União Europeia, ONU e outros observadores internacionais para monitorarem o pleito.

Pura farsa. O Judiciário cooptado pela ditadura impediu a candidatura dos três opositores a Maduro.
O que faz Lula? Diz que os candidatos devem parar de chorar e apontar substitutos, como ele rapidamente teria feito em 2018. Mentira deslavada. Todos vimos como o PT demorou para indicar Fernado Haddad.

Lula posa de arauto global da democracia e dos direitos humanos, mas há tempos é lambe-botas de ditaduras. O escritor George Orwell disse que "se você quer uma imagem do futuro, imagine uma bota prensando um rosto humano para sempre". Pode-se acrescentar: e alguém lambendo essa bota.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.