Marcos Sawaya Jank

É professor sênior de agronegócio global do Insper e titular da Cátedra Luiz de Queiroz da Esalq-USP em 2019.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Sawaya Jank

Turbulências exigem foco em 2019

Não deveríamos copiar agendas alheias, mas sim focar nossos interesses e prioridades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 Se o novo governo conseguir focar as prioridades do país, o Brasil terá todas as condições de iniciar um novo ciclo de crescimento em 2019.

Na área econômica, o foco deveria estar no reequilíbrio das contas públicas, com uma reforma profunda da Previdência, a única prioridade real do primeiro semestre. 

Na área social, a prioridade é a segurança do cidadão, num país que lamentavelmente se posiciona entre os mais violentos do mundo. 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, durante reunião com o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, durante reunião com o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton - 29.nov.18/AFP

Se o governo obtiver resultados concretos nessas duas áreas, vai ter imenso cacife e apoio para avançar nas demais reformas. O lema, portanto, é “foco e resultado”.

Ele vale também para a área internacional. Tudo indica que viveremos grandes turbulências em 2019. O aumento dos juros e do endividamento dos países após uma década de taxas ultrabaixas no mundo rico deve prejudicar os emergentes. 

O corte de impostos de Trump levou o déficit fiscal dos EUA a 6% do PIB, o mais alto da sua história. Na Europa, estamos vendo o fracasso do “brexit” no Reino Unido e graves tvraumas na França e na Itália.

Vários sinais indicam que entramos num processo de “desglobalização”, com a retomada de políticas nacionalistas. Exemplos são o movimento antiglobalista, que quer deter a migração no mundo, e o “comércio administrado” país a país, que pode destruir todo o esforço multilateral da OMC.

A disputa EUA-China vai se transformando na primeira guerra hegemônica do século 21. Mais do que uma “guerra comercial”, estamos assistindo a uma “guerra tecnológica” que envolve direitos de propriedade, renacionalização de indústrias e principalmente o domínio do mundo digital, da inteligência artificial à computação quântica.

Nesse contexto amplo e desafiador, é um erro o Brasil querer optar entre árabes e judeus ou entre os EUA e a China.

Entendo perfeitamente que o novo governo queira marcar posição contra países bolivarianos —Cuba e Venezuela, por exemplo.

É louvável e necessária a decisão do ministro Guedes de abrir a economia brasileira e se integrar mais às cadeias globais de valor. Acho fundamental a retomada das relações com os EUA, relegadas a segundo plano nos últimos 15 anos.

Mas isso não significa que o Brasil deva se alinhar automaticamente à agenda dos EUA. Primeiro porque o “America First” é basicamente uma política protecionista que vai reduzir o papel dos EUA no mundo com bandeiras anti-integração e anticomércio. Segundo porque há grande probabilidade de Trump não ser reeleito.

A China, por sua vez, está expandindo sua presença global com o programa de infraestrutura “um cinturão, uma rota” (BRI), iniciativa que pode ajudar na retomada do nosso crescimento. Não faz sentido nos divorciarmos do país que é hoje o nosso maior cliente e investidor.

O fato é que não deveríamos copiar agendas alheias, mas sim buscar entender o momento e focar nossos interesses e prioridades. Gastamos enorme tempo e recursos com questões e problemas que nós mesmos criamos e que nem deveriam existir. Vamos focar o que é mais importante.

Desejo boas festas e um ótimo 2019 para todos que vem acompanhando minhas modestas reflexões sobre o mundo em que vivemos.

A maior parte dos meus artigos trata de temas ligados a agricultura e alimentos, que são elementos fundamentais para construir a paz no mundo. Assim, que o espírito do Natal sirva como um momento de reflexão sobre a necessidade de paz e união nesses tempos turbulentos.

É disso que o mundo precisa, é disso que o Brasil desesperadamente precisa.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.