Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Ministro de Bolsonaro considera boa estratégia aproveitar reforma da Previdência de Temer

'Seria um bom caminho', diz Gustavo Bebbiano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A proposta de o governo de Jair Bolsonaro aproveitar a reforma da Previdência já apresentada por Michel Temer ao Congresso é considerada uma “boa estratégia” pelo novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebbiano. Mas tudo ainda está sendo avaliado, diz ele.

Jair Bolsonaro recebe a faixa presidencial das mãos de Michel Temer, no Palácio do Planalto
Jair Bolsonaro recebe a faixa presidencial das mãos de Michel Temer, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira/Folhapress

NUANCE 

“São muitas as nuances técnicas e políticas que envolvem o assunto”, afirmou ele à coluna. “Mas seria um bom caminho [aproveitar o texto de Temer]”, seguiu. “Ainda que façamos ajustes, já daríamos uma sinalização forte ao mercado, com a atração de investimentos.”

RELÓGIO 

A discussão em cima da proposta que já foi apresentada faria o governo ganhar tempo. 

EU ASSINO 

O secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, também já tinha defendido a mesma estratégia.

NO LUGAR 

A transferência do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) da área da economia para o Ministério da Justiça era um sonho já acalentado pelo advogado Márcio Thomaz Bastos, que ocupou a pasta no governo de Lula.

NO LUGAR 2 

De acordo com um ex-auxiliar de Bastos, o então ministro acreditava que era importante ter acesso às informações que, combinadas com acordos de cooperação internacional, poderiam estrangular a circulação de dinheiro sujo no Brasil e no exterior.

LADO 

Apesar da concordância com a transferência, há uma preocupação em setores da oposição, no entanto, com a forma com que o atual ministro, Sergio Moro, lidará com tanto poder e informação.

DISPUTA 

“O pior que pode acontecer com a política é ela acontecer sem ideias. Queremos mostrar as nossas”, diz o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) sobre a sua candidatura à presidência da Câmara, oficializada na quinta (3). “É um governo que aponta para um abismo muito grande.”

VOTO 

Ele diz já ter se reunido com os presidentes do PDT e do PT e buscar o PSB e o PC do B para tratar do assunto. “A aceitação está sendo boa”, diz.


O ator Felipe Hintze
O ator Felipe Hintze - Karime Xavier/Folhapress

DA TELA AOS PALCOS

Atualmente na novela “O Sétimo Guardião”, da Globo, o ator Felipe Hintze prepara uma montagem da peça “From White Plains”, de Michael Perlman; o espetáculo deve estrear este ano com direção de Lavínia Pannunzio


TEMPO BOM 

A Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC), entidade esotérico-cientifica que diz controlar o clima, afirma ter sido contratada por um admirador do presidente Jair Bolsonaro para afastar as chuvas previstas para a posse em Brasília, na terça (1º). 

RADIANTE 

“Apesar de o dia ter amanhecido chuvoso, começou a melhorar após as 13h e foi abrindo. Por onde o presidente e a comitiva passavam, o tempo ia abrindo e permaneceu firme”, diz Osmar Santos, porta-voz da FCCC.

OUTROS VERÕES 

Santos afirma que não é a primeira atuação da entidade em Brasília. “Durante a visita de Barack Obama também fomos convocados, e quando o avião presidencial pousou em Brasília, a chuva parou”, diz. Segundo ele, a FCCC atua em 17 países em três continentes.

FOLIA 

Os cantores Alexandre Pires e Thiaguinho e os blocos paulistanos Casa Comigo e Me Viu Mentiu serão algumas das atrações que se apresentarão no camarote DaGaroa, que terá a sua segunda edição no Carnaval deste ano no sambódromo do Anhembi, em São Paulo. 


BARRIGA CHEIA

A atriz Bruna Marquezine, a cantora Manu Gavassi, a apresentadora Giovanna Ewbank e a modelo Izabel Goulart foram à Galinhada do Zé Maria, em Fernando de Noronha, na quarta (2). O humorista Marco Luque, o ator Bruno Gissoni, o empresário Victor Carvalheira e o organizador do evento, Zé Maria Sultanum, compareceram, assim como o engenheiro Vinicius Mendonça e a empresária Maria Irene Sultanum.


CURTO-CIRCUITO

O Enjoy Punta del Este Resort & Casino, no Uruguai, faz festa nesta sexta (4) em parceria com a Caras Argentina e com integrantes do espetáculo “Fuerza Bruta”.

A Sociedade Hípica Paulista dá início à sua colônia de férias, com programação de atividades para crianças de quatro até dez anos de idade. De segunda (7) até o dia 25 deste mês.

O projeto Adotei um Sorriso, promovido pela Copagaz com a Fundação Abrinq, beneficiou cerca de 4.500 crianças e adolescentes em 2018. 

com  BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.