Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Militares temem abordagem sobre embaixada em ida de Bolsonaro a Israel

O presidente já manifestou a intenção de fazer a mudança. O assunto, no entanto, entrou em banho-maria depois que ele foi eleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A viagem de Jair Bolsonaro a Israel, ainda em março, acendeu nova luz amarela entre militares do governo. Eles temem que, num arroubo, o presidente dê a entender que vai, sim, transferir a embaixada brasileira no país de Tel Aviv para a cidade de Jerusalém.

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Alan Santos/PR

TOM 2 

Bolsonaro já manifestou a intenção de fazer a mudança. O assunto, no entanto, entrou em banho-maria depois que ele foi eleito.

TOM 3 

As atitudes do presidente nos Estados Unidos deixaram militares assustados. Eles não gostaram do tom dúbio adotado por ele acerca do apoio a uma eventual ação militar contra a Venezuela

Temem que o mesmo se repita em Israel.

CAUTELA 

Militares como o vice-presidente Hamilton Mourão e o general Augusto Heleno, do GSI (Gabinete de Seguraça Institucional), combatem nos bastidores a ideia de transferir a embaixada para Jerusalém.

RAZÃO DE SER 

Mourão já disse que a transferência pode inclusive atrair o terrorismo internacional para o Brasil.

DATA 

O julgamento de Lula no caso do triplex pode ocorrer na próxima terça (25), no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

NOVO CEP 

Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, acusado de ser operador financeiro do PSDB, foi transferido para o Complexo Médico-Penal, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

VIZINHANÇA 

No presídio também estão detidos o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Netto, entre outros.

MEUS DIREITOS 

Souza estava desde o último dia 14 na custódia da Polícia Federal, na capital paranaense. Ele solicitou ficar em cela separada dos demais presos, por ter curso superior. Por isso, os agentes da PF pediram uma vaga no sistema penitenciário e ele foi removido.


APLAUSOS

O ator Marcos Caruso apresentou a cerimônia do 31º Prêmio Shell de Teatro, realizada na terça (19), no espaço Estação São Paulo. Os também atores Regina Duarte, Rodrigo Lombardi e Bete Coelho estiveram no evento. O crítico Evaristo Martins de Azevedo integra o júri.


EM ALTA 

As denúncias de crime de racismo recebidas pelo Disque 100 aumentaram no primeiro bimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2018: foram 113 casos registrados, contra 91 do bimestre passado.

RANKING 

No total, foram feitas 615 denúncias de racismo em 2018. Os estados que apresentaram a maior quantidade foram São Paulo (63), Rio de Janeiro (48) e Bahia (34).

RANKING 2 

O balanço será divulgado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do ministério da ministra Damares Alves

LINHA DIRETA 

O Disque 100 funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

MILHAS 

Desde que comprou o clube espanhol de futebol Valladolid, em setembro do ano passado, o ex-jogador e hoje empresário Ronaldo Fenômeno calcula ter viajado cerca de 86 mil quilômetros. Isso equivale a mais de duas voltas na Terra, cuja circunferência é de cerca de 40.075 km.

CHECK-IN 

A distância total considera idas a países na Ásia, Oriente Médio, América do Sul e América do Norte para reuniões e compromissos profissionais ligados ao time de futebol.

PARA ELAS 

A Universidade Brasil, que fornece cursos à distância e presenciais em campi no estado de São Paulo, deu dez bolsas de estudos para atletas da equipe de futebol feminino do time do Corinthians. 

A instituição quer levar a iniciativa para clubes de outros estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.


QUESTÕES SOCIAIS

O ator Rafael Contreras está na peça “Democracia”, que estreou no Teatro Faap, na segunda-feira (18). O estilista Fause Haten assistiu à sessão. As atrizes Trinidad González e Manuela Martelli também fazem parte do elenco do espetáculo, que é dirigido por Felipe Hirsch. 


CURTO-CIRCUITO

A Apae lança campanha de inclusão de pessoas com Síndrome de Down.

A fotógrafa Maureen Bisilliat abre exposição sobre a obra de Guimarães Rosa. Na quinta (21), às 19h, no Senac Lapa Scipião.

Fernando Paixão lança “Acontecimento da Poesia”. Na quinta (21), às 19h, na Casa Plana.

Guilherme Wisnik e Ana Maria Maia falam de arquitetura. Na quinta (21), às 19h, no LabMIS.

O IAB SP debate políticas públicas. Às 19h, em sua sede. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.