Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Convocação de mil policiais por Bolsonaro preocupa equipe econômica

Presidente decidiu chamar agentes federais aprovados em concurso público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de convocar mais de mil policiais federais aprovados em concurso público no ano passado deixou a equipe econômica do governo surpresa —e apreensiva.

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Adriano Machado/Reuters

GOTEIRA 

No Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, a iniciativa foi vista como uma “fissura” na estratégia de contenção de gastos.

GOTEIRA 2 

De acordo com um dos auxiliares diretos do ministro, ao abrir exceção para policiais, o presidente dificulta que outras contratações sejam evitadas. 

CIMENTO 

O melhor seria que Bolsonaro esperasse o que é definido como reestruturação do Estado, com a aprovação de reformas, para então flexibilizar despesas.

ATALHO 

Somada à interferência direta de Bolsonaro no preço do diesel, a medida foi vista como um “desvio de rota”—que, espera-se, seja pontual.

MEMÓRIA FRACA 

O empreiteiro Marcelo Odebrecht disse à Polícia Federal que não saberia explicar as tratativas que a construtora Odebrecht fazia com o então advogado-geral da União, Dias Toffoli, em 2007 —quando se referia a ele, em emails internos, como “amigo do amigo de meu pai”.

MESA REDONDA 

Na verdade, Marcelo travava uma queda de braço pessoal com a então ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, em torno do leilão das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira. Toffoli participava das conversas.

MESA 2 

Segundo profissionais da empreiteira envolvidos nas tratativas da época, Marcelo Odebrecht perdeu a parada. Ao contrário do que desejava, o governo liberou subsidiárias da Eletrobrás para participar de consórcios concorrentes aos da empreiteira nos leilões.

É MENTIRA 

Toffoli diz que as “insinuações” da Crusoé, que publicou os e-mails de Odebrecht, sobre a atuação dele são “inverdades”. 

CENSURADO 

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o texto sobre Odebrecht e Toffoli fosse retirado do ar. A revista diz que reitera o teor da reportagem.


UMA NOITE QUENTE

O cantor Djavan fez show no Credicard Hall, em São Paulo, na sexta (12). Os também cantores Max de Castro e Tiê assistiram à apresentação. O músico Maxi Viana, sua mulher, Ana Madalena, e o diretor da Galeria Vermelho, Jan Fjeld, estiveram lá. 


PARTITURA 

A orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP fará quatro apresentações no Allianz Parque em agosto. Os concertos serão regidos pelo maestro João Carlos Martins e divididos em duas partes: a primeira, com músicas de Beethoven. A segunda terá show de cantores populares. 

PARTITURA 2 

Maria Bethânia e Chitãozinho & Xororó são duas das atrações já confirmadas. 

NA PRAÇA 

Uma reedição do Festival Lula Livre está sendo organizada para o dia 5 de maio, no vale do Anhangabaú. Entre os artistas já confirmados estão Ana Cañas, Marcelo Jeneci, Chico César e Otto.

NA PRAÇA 2 

Na ocasião será lançado um manifesto pela liberdade do ex-presidente. Já assinaram o documento, entre outros, Chico Buarque, José de Abreu, Arnaldo Antunes, Raduan Nassar e Gilberto Gil.

IMPACTO 

Um levantamento da T4F (Time for Fun), uma das maiores produtoras de espetáculos do Brasil, aponta que, para garantir a realização de musicais, o teto de captação da Lei Rouanet deveria ser de pelo menos R$ 20 milhões por projeto.

REDUÇÃO 

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, indicou na semana passada que a ideia é restringir drasticamente o teto de captação de espetáculos musicais. Ele não especificou se falava de shows ou de musicais no teatro.

RETORNO 

Em 18 anos, a T4F diz que criou cerca de 2.500 empregos diretos e mais de 13 mil indiretos com suas produções.

CIÊNCIA 

O Grupo Bandeirantes anunciará o lançamento, no Brasil, do Smithsonian Channel, de ciência e natureza. O grupo será o parceiro operador do canal no país, que passará a exibir conteúdo nacional.


SONS FAMILIARES

Os artistas Cláudio Cretti e Laura Belém, a atriz Juliana Calderon e o cônsul de Portugal, Paulo Nascimento, foram à abertura da mostra “Escuta à Procura de Som”. O evento foi realizado no sábado (13), no Consulado de Portugal, em São Paulo.


CURTO-CIRCUITO

O Hospital Cruz Verde realiza um chá e bingo beneficente. Nesta terça (16), no Terraço Itália, em SP. 

Será realizada hoje a cerimônia de entrega do Prêmio Muda. Nesta terça, das 9h às 12h30, no MIS, em São Paulo.

O oncologista Phillip Scheinberg, da BP, foi convidado para ser editor associado do British Journal of Haematology.

O Sesc Consolação exibe mostra do artista Augustin Rebetez

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.