Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Partidos querem esperar Moro 'sangrar' mais antes de abrir guerra contra ele

Partidos de oposição e legendas de centro têm feito reuniões para decidir como agir no caso do escândalo das mensagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os principais partidos de oposição e legendas de centro têm feito reuniões para decidir como agir no caso do escândalo das mensagens do ministro Sergio Moro, da Justiça, com procuradores da Operação Lava Jato. 

O ministro Sérgio Moro chega para almoço com parlamentares na terça (11)
O ministro Sérgio Moro chega para almoço com parlamentares na terça (11) - André Coelho/Folhapress

SANGUE 

Há um consenso: é preciso ter paciência e esperar Moro “sangrar” ainda mais antes de abrir guerra total contra ele, criando uma CPI.

MUITA CALMA 

A ordem é esperar por novas revelações do site The Intercept Brasil, que publicou as primeiras reportagens no domingo (9). 

ELO 

A expectativa é de que novas mensagens piorem ainda mais a situação de Moro.

VOZ 

O ambiente para Moro está complicado mesmo entre os que sempre apoiaram a Lava Jato. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por exemplo, diz que o caso “é um escândalo”.

VOZ 2 

“O combate à corrupção não pode passar por meios jurídicos espúrios”, diz Randolfe. O mais grave, diz, é o fato de que “elementos estranhos ao processo eleitoral”, como os procuradores, possam ter influído no resultado do pleito.

SOB PRESSÃO 

O jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, foi pressionado, em 2017, a boicotar uma premiação da Lava Jato no Canadá. Ele seria o palestrante da cerimônia.

VÍRUS 

Greenwald não apenas foi como fez rasgados elogios aos procuradores. Deltan Dallagnol postou o vídeo do discurso em suas redes sociais, fazendo com que ele viralizasse.

ELES MERECEM 

“Assistir brasileiros numa jovem democracia colocando seus bilionários na prisão e prendendo políticos de todos os espectros partidários”, disse o jornalista, “é algo extraordinariamente corajoso, digno de ser homenageado”.

SALTO 

Greenwald disse que o combate à corrupção era “extraordinariamente difícil” —o que explicaria os equívocos dos “jovens” procuradores.

LUZ 

“Eu sou a favor da Lava Jato”, diz Greenwald à coluna —ele hoje é acusado de querer destruí-la por publicar o escândalo das mensagens. “Mostrar os erros cometidos fortalece a operação.”


HOMENAGEM

A jornalista Veruska Boechat e suas filhas Catarina (à esq.) e Valentina e o jornalista José Simão estiveram no lançamento do livro “Toca o Barco – Histórias de Ricardo Boechat Contadas por quem Conviveu e Trabalhou com Ele”, na segunda (10), na Livraria da Vila da Fradique Coutinho. Os também jornalistas Fernando Mitre,  Renata Veneri e Luiz Megale compareceram.
 


ALÔ 

O advogado Danilo Garcia de Andrade, que representava Najila Trindade na acusação de estupro contra Neymar, diz que pessoas que se identificaram como advogados do jogador procuraram partes contrárias em outros casos em que ele atua. Ele diz que não sabe os nomes dos supostos advogados.

NÃO PODE 

“Isso é quebra do código de ética”, diz. Andrade pretende fazer uma representação na OAB. Ele afirma que um de seus clientes “Claudio Soares de Santana” disse que chegaram a oferecer passagem para o Rio para uma pessoa ligada a uma das ações defendidas por ele. 

PESQUISA 

A assessoria de imprensa de Neymar disse que não vai comentar porque o assunto “não tem cabimento”.

PARA ELAS 

O Governo de SP vai lançar nesta quarta (12) uma campanha de combate ao feminicídio. O objetivo é conscientizar a população sobre os serviços públicos disponíveis para proteção e defesa da mulher.

ELAS 2 

Segundo dados do governo, nos primeiros quatro meses deste ano, 54 mulheres foram assassinadas no estado em razão do gênero.

BOLSO 

A Spcine, empresa municipal de fomento ao audiovisual paulistano, terá R$ 16 milhões para investir em 2019. O montante será revertido em programas e projetos voltados para o mercado, incluindo editais de distribuição e produção de longas-metragens.

MUDANÇAS 

E Luiz Toledo, ex-gerente de parcerias público-privadas da Prefeitura de São Paulo, e Malu Andrade, uma das fundadora do grupo Mulheres do Audiovisual Brasil, serão anunciados como os novos diretores executivos da Spcine.


TERRINHA

O bandolinista Hamilton de Holanda  e o pianista Mário Laginha se apresentaram em evento em comemoração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Unibes Cultural, na segunda (10). O diretor da instituição, Bruno Assami, o cônsul de Portugal em SP, Paulo Nascimento, e a atriz Clarice Niskier estiveram presentes. 


CURTO-CIRCUITO 

A exposição “Ainda Há Noite/Nos Queda la Noche” abre nesta quarta (12) no Itaú Cultural.

Isabella Fiorentino e Fernanda Motta comemoram os seus aniversários com almoço especial nesta quarta (12) em SP.

O cantor, compositor e escritor Martinho da Vila lança nesta quarta (12) o livro “2018 - Crônicas de Um Ano Atípico”. Às 19h30, no Sesc Avenida Paulista.

O programa Educamídia, do Instituto Palavra Aberta, será lançado nesta quarta (12). A partir das 9h, no Ebac.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.