Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TCU dá 24 horas para Guedes responder sobre investigação de Glenn Greenwald

Ministério Público entende que eventual apuração do Coaf seria retaliação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), determinou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, responda em 24 horas se o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) está analisando as movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald.

0O jornalista Glenn Greenwald
O jornalista Glenn Greenwald - Pedro Ladeira/Folhapress

TROCO 

Dantas acolheu representação do Ministério Público junto ao TCU, que enxergou em eventual investigação uma tentativa de retaliação a Greenwald. Ele é um dos fundadores do site The Intercept Brasil, que está revelando as mensagens de Sergio Moro com os procuradores da Operação Lava Jato.

PAPEL 

O ministro pede que Guedes envie ao TCU uma cópia do processo, se ele existir, e os fundamentos de uma eventual análise do Coaf.

BOLSOMORO 

Uma parte do universo político começa a trabalhar com a possibilidade de Sergio Moro ser candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022.

BOLSOMORO 2 

A hipótese poderia se concretizar caso a indicação de Moro para o STF (Supremo Tribunal Federal) seja inviabilizada.

CACO 

Moro enfrenta resistência na corte e no Senado, que aprova a indicação para o STF. Antes mesmo do escândalo das mensagens, sua candidatura era considerada frágil.

O INFIEL 

O ministro poderia ainda tentar disputar a presidência —mas, para isso, precisaria se indispor com o atual chefe e rachar o eleitorado bolsonarista.

SOMA 

Uma chapa Bolsonaro-Moro é considerada forte —o ministro da Justiça tem até mais apoio popular do que o presidente, segundo pesquisas.

É O CHEFE 

Na sexta (5), ao ser questionado num evento com empresários se almejava a presidência, Moro respondeu: “O candidato do governo vai ser o presidente à reeleição”.

GANGORRA 

As próximas pesquisas de opinião, por sinal, devem trazer pouca novidade em relação aos cenários de sondagens anteriores. A avaliação positiva do governo Bolsonaro permanece no patamar de 30%.


NA PAREDE

O artista Cranio inaugurou a exposição “Homem Primata, Capitalismo Selvagem”, na quinta (4), na galeria de arte de Luis Maluf. O empresário Vinicius Martinez, o ator Pedro Henrique Moutinho, a publicitária Maria Bertani e o coordenador de Artes Visuais na Faculdade Belas Artes, Roberto Bertani, compareceram.


SAI 

O diretório do PSDB de Minas Gerais diz que “repudia com veemência” o que considera “manifestação irresponsável” do partido em SP —que na quinta (3) pediu a expulsão do senador Aécio Neves.

FICA 

“Além de desconhecer as recentes decisões da convenção nacional do PSDB, a referida manifestação serve apenas aos interesses dos nossos adversários”, diz nota da agremiação mineira.

TAMO JUNTO 

O PSDB de Minas afirma que confia que Aécio provará “a correção de seus atos”. Diz ainda que o prefeito Bruno Covas, de SP, também sofre denúncias mas é “merecedor, por parte do PSDB de Minas, da mais completa presunção de inocência”.

CORREIO 

O Ministério Público de SP acatou o pedido do vereador Fernando Holiday (DEM-SP) e vai abrir um inquérito civil contra o secretário municipal de Cultura, Alê Youssef. 

ANTES 

Em junho, Holiday protocolou pedido de abertura de ação por improbidade administrativa contra Youssef. Ele questiona o fato de o secretário reverter decisão de seu antecessor de investigar o Instituto Odeon, responsável pelo Theatro Municipal de SP. 

DEPOIS 

A pasta diz que o secretário “está disponível para prestar quaisquer esclarecimentos necessários ao MP”. E que as medidas adotadas por ele “buscavam justamente trazer elementos consistentes para a apuração de eventuais irregularidades na parceria com o Instituto Odeon”.

POUSO FORÇADO 

A ministra Damares Alves, da Mulher e dos Direitos Humanos, irá neste sábado (6) a Goiânia. Ela vai vistoriar aviões da Funai estacionados num galpão do aeroporto da cidade —eles estariam abandonados.


UM BRINDE

O diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, e a diretora-geral de cultura da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Luz Medina, foram ao coquetel de abertura da Reunião de Alto Nível de Representantes Ministeriais e Institucionais de Cultura da Ibero-América, na terça (2), no Memorial da América Latina. O secretário especial da Cultura, Henrique Pires, também passou por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O advogado André de Almeida assume a presidência da Comissão Permanente de Estudos de Direito dos Minoritários do Instituto dos Advogados de SP (Iasp). 

O Monobloco faz festa neste sábado (6), às 22h, no Audio, em SP. 

Anaí Rosa & Grupo Cochichando se apresentam no Riobaldo Bar. Neste sábado, às 21h. 

A exposição “Final Fantasy” terá visita guiada com a artista Angela Od e o curador Ulisses Carrilho. Neste sábado (6), às 13h, na Galeria Movimento, no Rio. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.