Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Por reeleição, Covas contempla aliados com cargos na administração municipal

Objetivo é formar aliança de pelo menos dez partidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O prefeito de SP, Bruno Covas (PSDB), tem contemplado prováveis aliados para sua campanha à reeleição com cargos na administração municipal. O objetivo é formar uma aliança de pelo menos dez partidos. Em dezembro, o Podemos indicou o chefe da Prodam, empresa de processamento de dados.

Bruno Covas (PSDB-SP) em seu gabinete na Prefeitura de São Paulo, no centro da cidade - Eduardo Knapp - 30.dez.2019/Folhapress

TENTADOR 

A prefeitura regional da Casa Verde foi oferecida ao Patriota, que ensaiava candidatura própria e agora discute aceitar o cargo. “O prefeito tem tido bom diálogo conosco e não será surpresa se o apoiarmos”, diz Diego Laudano, presidente municipal do partido. Aceno semelhante deve ser feito ao Avante.

NA CONTA 

Já estão amarrados os apoios do Solidariedade, que controla a prefeitura regional de Santana, e do PTB, que manda na de Jabaquara.

NORMAL 

A Prefeitura de SP diz que a indicação dos cargos obedece a requisitos legais, que verifica a capacitação dos nomeados e é aprovada pelo Conselho Municipal de Administração Pública, e que “eventuais mudanças são normais e prerrogativa dos gestores”. 

FESTA 

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), transformou a inauguração de um centro de convenções, em 23 de janeiro, num evento político. Foram convidados os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, além dos governadores Ronaldo Caiado (GO) e João Doria (SP). Haverá show de Maria Bethânia.

ESTOCADA 

O investimento foi de R$ 130 milhões e, segundo a prefeitura, supre uma carência desde que um centro semelhante, que era administrado pelo governo estadual petista, foi abandonado em 2012. 

NÃO CURTI 

O governo da BA diz discordar do local do novo prédio, perto do aeroporto, e busca investidores para um projeto no centro histórico.

LICENÇA 

A crise causada pela morte do general iraniano Qassim Suleimani pegou o embaixador do Brasil em Teerã, Rodrigo Azeredo dos Santos, em um mau momento. De férias no Brasil, ele se recupera no hospital de um princípio de pneumonia.

Os produtores culturais Kleber Pagú e Fernanda Bueno comandam o projeto Aquário Urbano - Bruno Santos/Folhapress

MUROS COLORIDOS

Os produtores culturais Kleber Pagú e Fernanda Bueno comandam o projeto Aquário Urbano, que consiste em 15 paredes de prédios do centro de SP pintadas pelo artista Flip; o projeto deve ficar pronto no primeiro semestre do ano.


NÃO COLA

A tentativa da defesa de Lula de usar a criação do juiz das garantias como razão para a suspeição do ex-juiz Sergio Moro não deve ter vida longa no Supremo Tribunal Federal. 

COLA 2 

A avaliação é de que o argumento é mais político do que jurídico.

LUPA 

A Biblioteca Nacional e o Instituto Moreira Salles firmaram um acordo de cooperação para analisar a titularidade das obras fotográficas que compõem a coleção do IMS. 

LUPA 2

O convênio consiste na análise de 657 imagens do século 19 e início do século 20 que são dadas como furtadas do acervo da biblioteca e podem estar na coleção do IMS —que contém cerca de 20 mil imagens datadas deste mesmo período.

LUPA 3 

Entre 2004 e 2005, centenas de peças foram roubadas da biblioteca. Em 2018, após a Folha publicar que algumas dessas peças estavam na coleção do Itaú Cultural, foi realizada uma perícia e elas foram devolvidas.

REDE 

A Secretaria Especial de Cultura do governo federal vai lançar um edital que selecionará 90 empreendedores para participar do Mercado das Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul). 

A iniciativa, que ocorre bienalmente, é organizada por órgãos nacionais de cultura de países sul-americanos e pretende fomentar os mercados culturais. 

REDE 2 

A seleção é voltada para nove setores, entre eles artes cênicas, audiovisual, artes visuais e música —todas as despesas serão custeadas pela pasta. Neste ano, o Micsul será realizado no Uruguai, em maio.

PÓDIO 

O Masp bateu recorde de público em 2019: foram 729 mil visitantes, contra 556 mil em 2012, ano que liderava o ranking. 

CONTROLE 

A Fundação Cacique Cobra Coral, entidade esotérico-científica que diz controlar o clima, está atuando para ajudar no controle dos incêndios florestais que ocorrem na Austrália.

ATMOSFÉRICO 

A fundação afirma que a sua médium Adelaide Sartori foi contatada por um grupo de empresários australianos para atuar pela redução da temperatura no país e a mudança na direção dos ventos.  


NOVA FASE

O secretário da Justiça e Cidadania de SP, Paulo Dimas Mascaretti, compareceu à posse administrativa da nova direção da cúpula do Tribunal de Justiça de São Paulo, que nomeou Geraldo Pinheiro Franco como novo presidente do tribunal. O ex-presidente do órgão Manoel de Queiroz Pereira Calças, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, a desembargadora Ivana David e a juíza Patrícia Álvares Cruz estiveram lá. 


CURTO-CIRCUITO

O Centro Cultural Correios, no Rio, inaugura a exposição “Clube Militar — 132 Anos de História e Memória”. De 16 de janeiro a 8 de março.

A atriz Miá Mello estreia a peça “Mãe Fora da Caixa”. Dia 10 de janeiro, no teatro das Artes.

A peça “Alma Despejada”, com a atriz Irene Ravache, reestreia nesta quinta (9). No Teatro Folha, às 21h. 

O teatro Aliança Francesa recebe a peça “Brincando com Fogo”, do Grupo Tapa. Nesta quinta (9), às 20h30.

FÁBIO ZANINI (interino), com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.