Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Moro foi dúbio em relação a motim de policiais, diz presidente de Assembleia Legislativa do CE

Ministro afirma que forças militares enviadas ao estado visam substituir os policiais, e não confrontá-los

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A visita do ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, e do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ao Ceará nesta semana frustrou as expectativas de autoridades do estado. Era esperado que eles anunciassem um cerco de militares aos batalhões onde policiais estavam amotinados, o que não ocorreu.

DEDICADOS

Moro ainda evitou criticar o motim e disse que policiais são “profissionais dedicados”.

GOSTEI

A declaração foi comemorada pelas lideranças amotinadas. O ex-deputado Cabo Sabino, porta-voz do movimento, disse que ela foi “cirúrgica e conciliadora”.

DOIS LADOS 

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT-CE), define a afirmação do ministro como “dúbia”.

MURO 

Ele confirma ainda que era esperado, além do policiamento de rua no âmbito da GLO (Garantia da Lei e da Ordem, autorizada por Jair Bolsonaro), também o cerco aos batalhões onde estavam os grevistas, evitando a entrada de novos policiais. “Havia uma expectativa evidente”, afirma. 

PAZ 

“A Força Nacional de Segurança Pública e as Forças Armadas, por meio da GLO, visam substituir os policiais e não confrontá-los, o que teria consequências imprevisíveis”, diz Moro, em mensagem enviada à coluna por sua assessoria.

AO MEIO 

Uma das dificuldades da comissão criada para intermediar a negociação entre o governo e os policiais era a divisão dos grevistas.

NERVOS 

Em uma das reuniões, no batalhão de Fortaleza onde se concentraram os amotinados, a comissão conversava com o Cabo Sabino, tido como líder do grupo. Até que policiais entraram na sala e disseram que não aceitavam negociações de cúpula. Sabino abriu a Bíblia e começou a ler, em silêncio.

NERVO 2 

Alguns negociadores se surpreenderam ao chegar no batalhão. Em vez de homens armados, encontraram policiais cercados de mulheres e crianças, “bem sofridos”, segundo um dos presentes.


LEIA TODOS OS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA NESTA SEXTA (28)

Bruno Covas decide subsidiar filmagens internacionais em SP 

Podcast de jornalistas da Globo vai virar programa na TV 

Regina Duarte diz que contrata pessoas acima de ideologias para Cultura 


A banda francesa Čao Laru e os brasileiros Lucas Gonçalves (Maglore) e Gustavo Galo (Trupe Chá de Boldo) são os primeiros artistas do selo Pequeno Imprevisto, criado pelo jornalista Eduardo Lemos e pelo produtor musical Otávio Carvalho (Manoela Meyer)
Os músicos Noubar Sarkissian (à esquerda), Lea Duez, Lucas Gonçalves e Gustavo Galo (sentado) - Manoela Meyer

NO AR

A banda Čao Laru, integrada por Noubar Sarkissian (à esquerda) e Lea Duez, e os músicos Lucas Gonçalves e Gustavo Galo (sentado) são os primeiros artistas do selo musical Pequeno Imprevisto, que será lançado em 10 de março


ABRA SUAS ASAS

A atriz Alinne Moraes e a apresentadora Fernanda Paes Leme curtiram a folia no Baile da Arara, na terça-feira (25), no Rio de Janeiro. As cantoras Roberta Sá e Elle compareceram, assim como o artista plástico Vik Muniz.


CURTO-CIRCUITO

O documentário “Inezita” vai ao ar pela primeira vez na TV aberta no dia 4 de março, data do aniversário da cantora. Na TV Cultura, às 22h45.

A empresária Sandra Teschner palestrará no World Happiness Summit, em Miami (EUA).

Iván Carvajal Aguirre, John Milton e Antonio Carlos Secchin participam de debate em celebração ao centenário do poeta João Cabral de Melo Neto. No Memorial da América Latina, dia 13 de março, às 10h.

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.