Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula se reunirá com dirigentes de 900 cooperativas para falar de combate à fome

Carta que será entregue ao candidato do PT falará em economia solidária e geração de empregos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará de um encontro com dirigentes de 900 cooperativas de todo o país no próximo dia 14, em São Paulo. Na ocasião, será entregue ao candidato petista uma carta com propostas para um eventual governo.

O combate à fome por meio da produção de alimentos junto à agricultura familiar, a regulação da exploração de recursos naturais e a expansão da reciclagem de materiais serão algumas das sugestões levadas a ele.

Lula durante visita a acampamento do MST em Pernambuco - Ricardo Stuckert/Divulgação

O encontro do dia 14 é organizado pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), pela Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), pela Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e pela Unicatadores.

"O encontro com Lula tem como objetivo reforçar o papel das cooperativas para enfrentar o problema emergencial da fome e do emprego. Com um amplo programa para a economia solidária, as cooperativas de trabalhadores cumprirão um papel importante para o desenvolvimento do país com geração de emprego e renda", afirma o presidente da Unicopas, Francisco Dal Chiavon.

Lula confirmou presença após a repercussão de uma fala sua sobre o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), no final do mês passado. Em entrevista ao Jornal Nacional, ele afirmou que o movimento social cumpre um papel "extraordinário" na produção de alimentos.

Ao todo, 90 cooperativas ligadas ao movimento participarão do encontro na próxima semana. Na última safra, as famílias camponesas do MST localizadas no Rio Grande do Sul colheram 15,5 mil toneladas de arroz orgânico.


DEBUTE

O cantor e compositor Samuel Samuca, da big band Samuca e a Selva - Carolina Ferreira/Divulgação

O cantor Samuel Samuca se apresentará com a sua big band, Samuca e a Selva, na Casa Natura Musical, em São Paulo, na próxima terça (6). O show de lançamento do álbum "Ditados Populares Dançantes" será gravado ao vivo e disponibilizado em vídeo. Produzido a partir de palavras enviadas por fãs por meio das redes sociais, o disco traz faixas com participações dos cantores Illy e Onã.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.