Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Barroso diz que 'perdeu, mané' foi reação 'singela' diante de 'violências sofridas'

Frase de magistrado a manifestantes bolsonaristas que cercavam ministros do STF em Nova York viralizou; Barroso critica legitimação da 'selvageria'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A afirmação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que disse a um manifestante em Nova York "perdeu, mané. Não amola", viralizou e inspirou dezenas de memes nas redes sociais. O magistrado afirma à coluna que ela foi uma reação à violência que ele e outros quatro magistrados da Corte sofreram na cidade.

no meio de uma rua, em frente a um prédio com uma bandeira dos EUA, pessoas com cartazes em inglês e enroladas em bandeiras do Brasil
Manifestantes protestam contra ministros do Supremo que participam de evento em Nova York - Igor Gielow - 14.nov.2022/Folhapress

PALAVRA 2

Convidados para participar da Lide Brasil Conference, os ministros foram cercados nas ruas por bolsonaristas, que chegavam a urrar na direção deles com xingamentos.

PALAVRA 3

"Depois de três dias cercado e seguido por manifestantes selvagens, que gritavam palavrões, ofensas e ameaças de agressão, que tentaram quebrar os vidros da van em que estávamos e virá-la em plena 5ª Avenida em Nova York, que invadiram o telefone de minha filha com grosserias e ameaças, tive uma singela reação, nem de longe próxima ao nível das violências sofridas. É lamentável que algumas pessoas critiquem apenas a violência daqueles que não gostam, considerando legítima a selvageria de seus adeptos", disse Barroso em mensagem por WhatsApp.

(Veja vídeo dos protestos abaixo)

ALERTA

Os ataques dos bolsonaristas aos ministros mobilizaram a polícia da cidade norte-americana e até mesmo a polícia diplomática dos EUA.

ALERTA 2

Na segunda-feira (14), primeiro dia do evento —e segundo dos protestos, que começaram no domingo (13)—, o Departamento de Polícia de Nova York (New York Police Department, ou NYPD), alertado pelo consulado-geral do Brasil na cidade, chegou a enviar oito policiais para a porta do Hotel Sofitel, onde os magistrados estavam hospedados.

EM DOBRO

Com o aumento da agressividade dos manifestantes, o efetivo quase dobrou no dia seguinte, para 15 policiais.

DISFARCE

Cerca de metade deles eram do setor de inteligência. Se vestiam à paisana e não eram identificados como agentes pelos bolsonaristas, segundo uma fonte diplomática que participou das negociações com o NYPD.

NA CARA

Outra parte estava uniformizada e fazia o policiamento ostensivo. E um terceiro grupo usava uniformes de tropa de choque. Sete viaturas tiveram que ser deslocadas para o hotel.

TELONA

O artista Eduardo Kobra recebeu convidados durante a pré-estreia do documentário "Kobra Auto Retrato" em São Paulo, ocorrida na noite de quarta-feira (16). O evento foi sediado no cinema Reserva Cultural, localizado na avenida Paulista. O historiador Marco Antonio Villa e sua mulher, a jornalista Leticia de Castro Villa, estiveram lá, assim como o apresentador Otávio Mesquita, o ator Lee Taylor e a atriz Helena Ignez.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.