Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Deputado aciona Ministério Público contra lei que veta passaporte da vacina contra Covid em SP

Sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, a decisão foi publicada no Diário Oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual paulista Carlos Giannazi (PSOL) acionou o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra a lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que proíbe a exigência de apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso a locais públicos ou privados em qualquer parte do estado.

Pista lotada do karaokê Tequila's, na Liberdade
Pista lotada do karaokê Tequila's, na Liberdade - Gabriel Cabral/Folhapress

A decisão foi publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (15). O projeto de lei é de autoria de um grupo de deputados bolsonaristas como Janaína Paschoal (PRTB), Altair Moraes (Republicanos), Carlos Cezar (PL), Castello Branco (PL) e Coronel Nishikawa (PL).

A partir de agora, ninguém pode ser impedido de acessar qualquer lugar ou serviço por não apresentar comprovante vacinal. O texto, porém, não prevê punição aos estabelecimentos que descumprirem a medida.

Na representação enviada ao MP-SP, Giannazi argumenta que "a legislação sancionada desqualifica a importância da comprovação da vacinação, que incentiva e estimula a vacinação de várias faixas etárias e grupos sociais".

O deputado diz ainda que a decisão "é uma afronta a todos os esforços feitos até agora para combater a epidemia e impedir que pessoas se contaminem e morram" e "confunde e passa uma mensagem contraditória à população".

Ele pede que o Ministério Público promova uma ação questionando e sustando a eficácia da medida.


MEU BLOCO NA RUA

A atriz Alessandra Negrini desfilou mais uma vez como rainha do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, na capital paulista, no último domingo (12). Com o tema "Atentos e Fortes", o cortejo homenageou Gal Costa e levou ao público canções de seu repertório, que foram interpretadas por artistas como a cantora Céu. O ator Bruno Mazzeo participou da folia de pré-carnavalesca.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.