Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski visita escola do MST e ouve apelos por apoio a Serrano no STF

Evento foi pensado como uma oportunidade para que o advogado pudesse ser apresentado ao magistrado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski ouviu apelos para que apoie o nome do advogado e professor de direito Pedro Serrano para uma vaga na corte. O pedido foi feito durante sua passagem pela Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em Guararema (SP).

Durante sua visita ao local, realizada no sábado (11), o magistrado fez uma palestra em defesa da democracia, que foi prestigiada por advogados e ativistas, e plantou um ipê amarelo ao lado de integrantes do movimento social.

O ministro do STF Ricardo Lewandowski durante palestra na Escola Florestan Fernandes, do MST, em Guararema (SP) - Sara Sulamita - 11.fev.2023/MST/Divulgação

A ida de Lewandowski ao espaço vinha sendo planejada desde o ano passado e deveria ocorrer após ele deixar o Supremo. O próprio ministro, no entanto, teria manifestado o desejo de antecipar a agenda.

"O convite ocorreu na intenção de fazer uma homenagem ao ministro Lewandowski, ressaltando a coragem que ele teve, no Supremo, de encarar grandes pautas nacionais e de deixar isso muito claro no julgamento da Lava Jato", afirma o advogado Ney Strozake, da Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia (ABJD), que organizou o evento.

"Foi a primeira vez que um ministro da mais alta corte visitou essa escola. Ele falou que não queria ser chamado de 'Excelência' naquele espaço, porque excelência, nas palavras dele, é o povo brasileiro", diz ainda.

Indicado durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006, Lewandowski completa 75 anos, idade da aposentadoria compulsória, no dia 11 de maio, mas não descartou a possibilidade de deixar o cargo antes disso.

Em entrevista à Folha, ele disse que caso seja consultado por Lula sobre o perfil de seu substituto dirá que o futuro ministro deve ter caráter, coragem e firmeza.

Durante a visita do magistrado à escola do MST, integrantes do grupo Prerrogativas e de entidades como a ABJD e a Associação de Juízes para Democracia (AJD) aproveitaram a ocasião para manifestar seu apoio a Serrano.

Para além de uma homenagem ao ministro do Supremo, o evento já vinha sendo pensando como uma oportunidade para que Pedro Serrano pudesse ser apresentado a Lewandowski. Strozake, porém, nega que a visita tenha sido planejada apenas como uma forma de apoio ao advogado.

"O Pedro estava lá como um jurista comprometido com as causas populares. Também estavam lá [nomes como o jurista] o Lenio Strek, a desembargadora Simone Schreiber e a defensora Mônica de Melo, que colocaram o seu nome à disposição", afirma o integrante da ABJD.


MEU CARO AMIGO

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, foi homenageado em jantar oferecido pelo advogado Fábio Tofic Simantob, em sua casa, em São Paulo, na semana passada. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.