Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Congresso Nacional

Marcos do Val já acusou STF de ser 'departamento jurídico do crime'

Senador também pediu impeachment de Gilmar Mendes; assessoria diz que postagem foi feita no início do mandato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) sempre fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e chegou a afirmar, em 2019, que a Corte era o departamento jurídico do crime no país.

"O crime no Brasil é tão organizado, que seu departamento jurídico é o STF", afirmou ele em postagem no Twitter em 2019.

Mônica Bergamo
Post do senador Marcos do Val (Podemos-ES) - Reprodução

A mensagem foi elogiada pelo então senador Álvaro Dias. "Indignação e coragem do senador Marcos do Val", escreveu o parlamentar paranaense.

A assessoria de Do Val afirma que ele publicou a mensagem em outro contexto, quando ainda estava no primeiro ano de mandato.

O parlamentar chegou também a pedir o impeachment do ministro do STF Gilmar Mendes, apresentando contra ele uma denúncia de crime de responsabilidade alegando, entre outras coisas, que o magistrado teria exercido suposta influência indevida para a instalação de um complexo industrial em Diamantino (MT), sua cidade natal.

Na pandemia da Covid-19, Do Val voltou à carga, reforçando o pedido de afastamento por causa da declaração em que Gilmar Mendes associava o Exército brasileiro a um genocídio, por causa das mortes ocasionadas pelo vírus.

Na época, o ministro da Saúde era o general Eduardo Pazuello.

Do Val também divulgou ainda o pedido de impeachment que Jair Bolsonaro (PL) apresentou contra o ministro Alexandre de Moraes.

O senador Marcos do Val em entrevista nesta quinta-feira
O senador Marcos do Val em entrevista nesta quinta-feira - Pedro Ladeira/ Folhapress

Postou ainda uma "enquete" em seu perfil no Instagram perguntando "qual a opinião de vocês referente ao ministro [Luís Roberto] Barroso", ecoando os ataques de Jair Bolsonaro ao magistrado.

Em outra publicação, ele divulgou uma foto-montagem em que está de frente para Gilmar Mendes, com a legenda: "Aqui (sic) Brasília, ou se corrompe, ou se omite, ou se vai para a guerra!".

Nesta quinta (2), Do Val partiu para a guerra, mas contra Bolsonaro.

De madrugada, em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, ele afirmou que teria sido coagido pelo então presidente a participar de uma tentativa de golpe para inviabilizar a posse de Lula e garantir a sua permanência no poder.

Horas depois, questionado pela Folha, o senador recuou na acusação direta e disse que Bolsonaro "só ouviu" o plano do ex-deputado federal Daniel Silveira e afirmou que iria pensar a respeito.


NO TOPO

A procuradora Lilian Azevedo tomou posse como presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), na quarta-feira (1º), no auditório do Conselho Federal da OAB, em Brasília. Ela é a primeira mulher negra a assumir o posto na história da entidade. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, prestigiaram a cerimônia.

com BIANKA VEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.