Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Eleita para a ABL, Heloisa Buarque de Hollanda terá documentário dirigido por seu filho

Gravações começaram há sete anos e vão mostrar lado pessoal da autora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eleita para ocupar a cadeira de número 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quinta (20), a escritora e crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda ganhará um documentário sobre a sua vida. A produção é dirigida por seu filho primogênito, Lula Buarque de Hollanda.

O diretor Lula Buarque de Hollanda ao lado da mãe, Heloisa Buarque de Hollanda
O diretor Lula Buarque de Hollanda ao lado da mãe, Heloisa Buarque de Hollanda - Divulgação

A expectativa é de que o filme seja exibido em festivas já a partir do segundo semestre deste ano. A estreia para o grande público nos cinemas deve ocorrer a partir de 2024.

Imagens da intimidade de Heloisa vêm sendo captadas ao longo dos últimos sete anos. A ideia é mostrar a trajetória profissional e pública da escritora e também o seu lado pessoal de avó, que gosta de viver cercada pelos netos.

O momento em que o nome da escritora foi anunciado pela ABL foi registrado para o documentário.

Heloisa recebeu a notícia ao lado da família, de amigos e de um grupo de imortais. "Não estou achando que estou entrando para um lugar nobre, grandioso. Estou considerando um emprego, e um emprego pesado, ao qual pretendo me dedicar 24 horas. E eu estou disposta a isso. É o meu último ato", disse ela.

O documentário é uma coprodução das produtoras Conspiração, Espiral e do selo Hysteria.

Uma das principais formuladoras e compiladoras do pensamento feminista brasileiro, Heloisa Buarque de Hollanda se torna a décima mulher imortal da Academia na história.

Ela foi eleita com 34 votos de 38 acadêmicos aptos a participar da eleição. A votação aconteceu, pela primeira vez, por meio de urnas eletrônicas, que foram emprestadas à Academia pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

A vaga surgiu depois da morte da escritora Nélida Piñon, em dezembro passado aos 85 anos, vencedora de prêmios como o Príncipe das Astúrias e um dos grandes nomes da literatura do país.


NA TV

O médico cardiologista Roberto Kalil Filho recebeu convidados no lançamento do novo formato do programa CNN Sinais Vitais, que ele comanda na CNN Brasil. A apresentadora e gerente de conteúdo da emissora, Letícia Vidica, e a repórter Carolina Marcelino prestigiaram o evento, que ocorreu na terça (18), em São Paulo. O vice-presidente de conteúdo e operações da CNN Brasil, Virgilio Abranches, também passou por lá. O novo formato do CNN Sinais Vitais estreia na próxima segunda (24).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.