Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Janja dá 'bom diaaaaaaaaaaaaaaa' em rede depois de operação contra Bolsonaro

Seguidores da primeira-dama entenderam a mensagem como uma ironia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, publicou desejos de "bom diaaaaaaaaaaaaaaa" no Twitter, na manhã desta quarta (3), após policiais federais realizarem operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente Lula (PT) também já tinha postado "um bom dia e uma boa quarta-feira" em sua rede social. Seguidores do casal entenderam a mensagem como uma ironia diante da ação da PF contra o adversário do petista nas eleições de 2022.

Lula e Janja participam da cerimônia de lançamento do novo Bolsa Família no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira-2.mar.23/Folhapress

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (3) mandado de busca e apreensão em endereço de Bolsonaro e de prisão contra seus ex-assessores Mauro Cid e Max Guilherme.

Também são alvos de mandado de prisão Sergio Cordeiro, segurança de Bolsonaro, Luis Marcos dos Reis, ex-ajudante de ordens, Ailton Moraes Barros, candidato a deputado estadual pelo PL-RJ em 2022, e João Carlos de Sousa Brecha, secretário em Duque de Caxias (RJ) —esse último também foi preso.

As medidas são no âmbito de uma investigação, diz a PF, sobre uma suposta "associação criminosa constituída para a prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde.

Nos comentários, seguidores de Janja responderam com mensagens de "grande dia", "acordei fazendo o L" e muitos memes. Um deles mostra um vídeo da personagem Nazaré Tedesco, vivida por Renata Sorrah, na novela "Senhora do Destino" (Globo, 2004). Na cena, a vilã aparece andando em uma rua, com sorriso no rosto e desejando bom dia para quem encontrasse. "Um dia tão lindo como este", afirma.

De acordo com a Polícia Federal, os alvos da investigação teriam realizado as inserções falsas em cartões de vacina entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 para que os beneficiários pudessem emitir certificado de vacinação para viajar aos Estados Unidos.

Segundo a Folha apurou, há suspeita de que os registros de vacinação de Bolsonaro, Cid e da filha mais nova do ex-presidente, Laura, foram forjados.

Bolsonaro disse na manhã desta quarta-feira que não tomou a vacina contra a Covid-19, assim como sua filha, e que não houve adulteração no seu cartão.

A PF diz ainda que as diligências são cumpridas dentro do inquérito das milícias digitais, que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) e tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.

Desde o início de 2020, quando o coronavírus começava a se espalhar pelo mundo, Jair Bolsonaro deu uma série de declarações nas quais sempre buscava minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Como presidente, ele propagou discurso negacionista e usou palavras histeria e fantasia para classificar a reação da população e da imprensa à pandemia.

Bolsonaro também distribuiu remédios ineficazes contra a doença, incentivou aglomerações, atuou contra a compra de vacinas, espalhou informações falsas sobre a Covid-19 e fez campanhas de desobediência a medidas de proteção, como o uso de máscaras.


OLHO VIVO

A fotojornalista da Folha Gabriela Biló recebeu convidados para o lançamento, na capital paulista, do livro "A Verdade vos Libertará", realizado na livraria Megafauna, na terça (2). O volume reúne fotografias feitas por ela e organizadas em parceria com Cristiano Botafogo e Pedro Daltro, apresentadores do podcast "Medo e Delírio em Brasília". O cineasta e fotógrafo João Wainer compareceu ao evento. A advogada Roberta Demange também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.