Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PL calcula que poderá eleger 20% mais candidatos com Bolsonaro inelegível

Cálculo foi feito pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já está sendo transformada em matemática eleitoral pelo partido dele, o PL.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Mauro Pimentel - 28.out.22/AFP

VITAMINA

O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, já disse a interlocutores que consultou especialistas em marketing eleitoral e chegou à conclusão de que, fora da cédula, o ex-presidente pode ganhar até mais força eleitoral.

VITAMINA 2

Um de seus trunfos seria a solidariedade dos eleitores, que o veriam como vítima de um sistema jurídico injusto.

VITAMINA 3

Nos cálculos de Valdemar, o partido poderia eleger um número 20% maior de candidatos além do planejado com Bolsonaro inelegível. O que não aconteceria se ele estivesse ainda no gozo pleno de seus direitos políticos.

VITAMINA 4

Em público, o presidente do PL não cita a inelegibilidade de Bolsonaro quando analisa a potencialidade do PL nas eleições municipais. Mas já apresenta números grandiosos.

VITAMINA 5

No sábado, ele afirmou nas redes sociais que a agremiação, hoje no comando de 339 prefeituras, pode chegar a 1.500 nas eleições de 2024.


LETRAS

A socióloga Angela Alonso, colunista da Folha, recebeu convidados como a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, no lançamento do seu livro "Treze - A Política de Rua de Lula a Dilma". No evento, realizado na Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo, na semana passada, a autora conversou sobre a obra com o jornalista Fernando de Barros e Silva. A editora e crítica literária Rita Palmeira também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.