Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Defensoria Pública da União aprova resolução para instituir paridade de gênero

Termo foi assinado nesta terça-feira (19)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública da União (DPU) aprovou uma resolução para a adoção de medidas afirmativas a fim de se alcançar a equidade de gênero dentro do órgão. O termo foi assinado nesta terça-feira (19) pelo presidente do Conselho Superior, Fernando Mauro Júnior, defensor público-geral federal em exercício.

O termo define que, nas promoções por merecimento, sejam abertos editais para a formação de listas alternadas, mistas e exclusivas de mulheres, até que seja atingida a paridade de gênero em todas as categorias da carreira da DPU.

Imagens do atendimento da Defensoria Pública da União em sua nova sede no Palácio da Agricultura em Brasília
Atendimento da Defensoria Pública da União no Palácio da Agricultura, em Brasília - Ailton de Freitas/ DPU

A resolução já deve ser aplicada nas próximas eleições internas e promoções, respeitando cargos, funções e mandatos atuais.

A medida vai garantir que o Conselho Superior da DPU seja formado por igual número de conselheiras e conselheiros, assim como de suplentes.

Aprovada em sessão ordinária do colegiado, na última sexta-feira (15), o termo determina ainda que a alternância de gênero também valerá para a escolha de ouvidor externo e de defensor nacional de Direitos Humanos.

Atualmente, a DPU conta com 678 funcionários. Deste total, 288 (42,5%) são mulheres e 390 (57,5%) são homens. Na atual composição do Conselho Superior, há seis defensores (75%) e apenas duas defensoras (25%).

"É nosso dever atuar para garantir a inclusão das mulheres. Estamos dando um passo importante para assegurar a igualdade de direitos e obrigações [...] dentro da DPU, esperando que nosso avanço interno contribua para a modificação dos padrões socioculturais e eliminação dos preconceitos", diz Fernando Mauro.


HONRARIA

O advogado-geral da União, Jorge Messias, entregou a medalha de Ordem do Mérito da AGU (Advocacia-Geral da União) ao jurista Celso Antônio Bandeira de Mello em cerimônia em homenagem a autoridades que defendem a democracia. O evento foi realizado pelo grupo Prerrogativas e pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na semana passada, em São Paulo.

A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participaram da solenidade. O dirigente do MST João Pedro Stedile e o advogado Marco Aurélio de Carvalho estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.