Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MTST protesta em frente a empresa de Paulo Guedes por taxação de offshores

Protesto ocorre num momento em que a Câmara dos Deputados pode votar o projeto sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) realizou nesta terça-feira (17) um protesto em frente ao prédio da empresa de investimentos Legend Capital, em São Paulo, reivindicando a taxação de investimentos offshores (fora do país).

Sediado na avenida Faria Lima, o grupo tem em seu quadro de sócios o ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes. Em 2021, veio à tona que o então chefe da pasta mantinha uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas.

Integrantes do MTST protestam em frente ao prédio que sedia a empresa de investimentos Legend Capital, na avenida Faria Lima, em São Paulo, por taxação de offshores - Divulgação

O protesto ocorre num momento em que a Câmara dos Deputados pode votar o projeto de lei que pretende taxar empresas de brasileiros mantidas no exterior. A proposta é considerada prioritária pelo governo Lula.

"Esse debate não pode ficar fechado no Congresso, o povo quer e tem o direito de participar. Hoje, nosso objetivo foi dizer: 'Nós, os mais pobres, sabemos que na ponta do lápis pagamos mais imposto que os bilionários brasileiros, e exigimos que isso mude'", afirma a coordenadora nacional do movimento, Debora Lima.

O MTST diz que a manifestação foi rápida e se desenrolou de forma pacífica. Cartazes erguidos por integrantes do movimento social exibiam as palavras de ordem "pra quem ganha bilhão, queremos taxação".

A tributação de recursos mantidos por brasileiros em paraísos fiscais busca colocar em pé de igualdade os contribuintes que detêm investimentos no Brasil e recolhem tributos sobre seus rendimentos e aqueles que usam empresas ou fundos offshores para fugir indefinidamente do pagamento de impostos.

A medida prevê que os lucros obtidos com recursos mantidos em paraísos fiscais serão tributados em até 22,5% sobre os ganhos, uma vez por ano, independentemente de o indivíduo resgatar ou não esses investimentos e trazê-los ao Brasil. O percentual equivale à alíquota máxima já cobrada sobre ganhos com aplicações financeiras de curto prazo dentro do país.


À FRANCESA

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a presidente do Esfera Brasil, Camila Funaro Camargo, o presidente do TCU, Bruno Dantas, e o ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski se reuniram durante o primeiro Fórum Internacional Esfera, realizado pelo grupo Esfera Brasil em Paris, na França, no final de semana. O ministro do Supremo Gilmar Mendes esteve lá junto com Benjamin, seu neto de dez meses de idade. O empresário Abilio Diniz e o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy marcaram presença.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.