Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro se empenha para derrotar 'comunista' Lula na Reforma Tributária

Ex-presidente disparou telefonemas a senadores de oposição para pedir que votem contra a proposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está empenhado pessoalmente em derrotar o governo Lula na Reforma Tributária.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante coletiva de imprensa em Belo Horizonte - Douglas Magno - 30.jun.2023/AFP

CAUSA MAIOR

Nesta semana, ele disparou telefonemas a diversos senadores de oposição para pedir que votem contra a proposta, um dos pilares da gestão de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda.

CAUSA 2

Bolsonaro diz que a reforma vai aumentar a sonegação de impostos porque, segundo seu entendimento, a alíquota dos novos tributos que substituirão alguns já existentes será alta.

CAUSA 3

Ele afirmou à coluna que o governo Lula "só sabe gastar". "Eu duvido que o Lula consiga dizer o nome de todos os ministros de sua equipe", disse. "Eu não quero derrotar o Lula. Eu quero é ajudar o Brasil. Nada do que vem desses caras pode ser bom. Desta forma eu agi ao longo dos meus 28 anos de parlamento [quando foi deputado federal], e acertei 99,99% das vezes", afirma.

CAUSA 4

Nesta quarta-feira (8), o ex-presidente escreveu em sua conta no X (antigo Twitter) que o voto dado pelos parlamentares marcará "o futuro de cada um de nós" e sustentou que a Reforma Tributária é uma iniciativa de um presidente que "tem orgulho de ser chamado de comunista".

CAUSA 5

"Alguns senadores, que se elegeram ou reelegeram, dizem que tiveram algumas de suas emendas acolhidas, e votarão com os comunistas, pois alegam que seu estado não será afetado ou será menos prejudicado", afirmou Bolsonaro.

CAUSA 6

"O PT está ao lado da liberação das drogas, do aborto, do novo Marco Temporal, do fim da propriedade privada, da censura, não considera o Hamas terrorista, está ao lado de ditadores, contra o agronegócio, contra o legítimo direito à defesa, a favor da ideologia de gênero, ou seja, ao lado de tudo aquilo que repudiamos. Por que então essa proposta de Reforma Tributária seria boa?", disse ainda.


MINHA HISTÓRIA

A ex-cerimonialista do Palácio dos Bandeirantes Brasilia de Arruda Botelho recebeu convidados para o lançamento da biografia "Brasilia Botelho: A Grande Dama Cerimonialista" (Azulsol), escrita pelo jornalista Ricardo Viveiros. O evento foi realizado na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, na capital paulista, na noite de segunda (6). A ex-secretária de Educação de São Paulo Rose Neubauer esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.