Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski e Dino iniciam transição na Justiça com jantar em Brasília

Novo ministro considera equipe atual de excelência, mas deve fazer alterações pontuais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, jantou na segunda-feira (22) com Flávio Dino, que está deixando a pasta para tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi o primeiro encontro dos dois para discutir os desafios da pasta, especialmente os da área de segurança.

Flávio Dino e Ricardo Lewandowski durante inauguração de exposição sobre o 8 de janeiro no STF, em Brasília - Jose Cruz - 8.jan.2024/Agência Brasil

Lewandowski, que tomará posse no dia 1º de fevereiro, visitará nesta terça (23), pela primeira vez, a sede do Ministério da Justiça. A ideia é que não haja rupturas, e que a transição seja feita num clima de sintonia.

O novo ministro deve manter uma parte da equipe de Dino, que considera de excelência. A ideia, porém, é fazer alterações pontuais em secretarias e diretorias, consideradas postos-chaves para a futura gestão.

A secretaria-executiva, por exemplo, será ocupada pelo jurista Manoel Carlos de Almeida Neto, que foi braço direito de Lewandowski quando ele presidiu o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele será o número dois na hierarquia da pasta.

A chefia de gabinete será comandada por Ana Maria Neves, que também integrou a equipe do ministro no STF.

Entre os nomes que estão hoje com Dino e devem permanecer nos cargos está o do advogado Wadih Damous, que ocupa a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. Os demais nomes ainda serão avaliados.


CORTINAS ABERTAS

Os atores e diretores André Curti e Artur Luanda Ribeiro receberam o público para a estreia da peça "Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes", no Teatro Vivo, em São Paulo, realizada na semana passada. A atriz e produtora Nabi Pacheco e o produtor de teatro Sérgio Saboya estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.