Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Zeca Baleiro diz que processará Malafaia por vídeo manipulado contra Lula

Pastor afirma que não sabia a quem pertencia a música e diz que artista terá que processar 'milhares de pessoas' que também compartilharam o conteúdo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cantor e compositor Zeca Baleiro diz que vai processar o pastor Silas Malafaia por compartilhar uma versão manipulada de um videoclipe seu nas redes sociais. A peça mostra o que seria uma mobilização do músico e de outros artistas contra o governo Lula (PT).

A publicação é, na verdade, uma montagem feita a partir do videoclipe original da música "Desgoverno", composta por Zeca Baleiro e pelo poeta paraense Joãozinho Gomes. A produção foi lançada em 2021 contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O cantor Zeca Baleiro diz que vai mover uma ação contra o pastor Silas Malafaia - Folhapress e AFP

O cantor e artistas como Ailton Graça, Camila Pitanga, Elisa Lucinda, Andréia Horta, Bárbara Paz, Marco Ricca, Zélia Duncan e Matheus Nachtergaele participaram do trabalho, que pedia o impeachment de Bolsonaro.

"Esse pastor canalha usou uma música minha, composta nos anos de pandemia [de Covid-19] e de governo Bolsonaro, para uma campanha em que vários artistas reunidos pediam o impeachment desse genocida maldito, e descontextualizou-a totalmente, postando como se fosse feita para o governo Lula", afirma Zeca Baleiro à coluna.

O refrão da música diz: "Um homem sem juízo e sem noção /Não pode governar esta nação". Em outro trecho, a canção se refere às mortes provocadas pela Covid e pela falta de vacina. "Morte, luto, tristeza, noite e dia/ É preciso calar a negação. Nós estamos em época sombria/ Mas no fim desse túnel há clarão".

A versão manipulada foi publicada por Silas Malafaia no X, antigo Twitter, no dia 18 deste mês. "Artistas contra Lula? O refrão é muito interessante. Assista", escreveu o líder religioso.

Na montagem apresentada pelo pastor, a letra se mantém a mesma, mas são inseridas imagens de Lula e notícias que não seriam positivas do seu governo. "Temos que acabar com a fábrica de fake news. Tá na hora desses canalhas serem punidos", diz Zeca.

Procurado pela coluna, Silas Malafaia afirma que não sabia a quem pertencia a autoria da música e nega ter compartilhado a versão manipulada com a intenção de prejudicar Zeca Baleiro.

"Para ser franco e honesto, eu sou quase que alienado total sobre quem faz música", explica. "Esse vídeo viralizou nas redes sociais, eu coloquei na minha [rede]", segue ele, dizendo que já pediu a auxiliares a remoção da publicação.

"Não fiz nenhuma maldade. Mandaram para mim como mandaram para um monte de gente. Eu peguei, achei a música legal e mandei botar [no ar], sem nenhum outro objetivo intencional", acrescenta. "Não tenho nada contra o artista, para ser honesto."

O pastor ainda afirma que, se optar pelo processo, Zeca Baleiro terá que ir atrás de muitas outras pessoas que também compartilharam a versão alterada. "Ele vai ter que processar um caminhão de centenas e centenas e centenas de milhares de pessoas", diz Malafaia.

VEJA O VIDEOCLIPE ORIGINAL DE "DESGOVERNO"


PIPOCA

A cineasta Beatriz Seigner e a atriz Sharon Cho compareceram à pré-estreia do filme "Vidas Passadas" no Espaço Itaú de Cinema, no shopping Frei Caneca, em São Paulo, na noite de terça-feira (23). O longa sul-coreano foi indicado ao prêmio de melhor filme e roteiro adaptado no Oscar deste ano. O diretor da California Filmes, Euzébio Munhoz Jr., esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.