Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Defesa de Bolsonaro deve pedir anulação de delação de Mauro Cid

Advogados do ex-presidente pretendem sustentar que colaboração pode não ter sido voluntária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) deve questionar no Supremo Tribunal Federal (STF) a validade da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. Nela, o militar relata como o ex-presidente e integrantes de seu governo tentaram supostamente dar um golpe para permanecer no poder —o que eles negam.

0
O tenente-coronel Mauro Cid durante depoimento à CPI do 8 de janeiro, no Senado - Pedro Ladeira - 11.jul.2023/Folhapress

QUANTO VALE

Os advogados pretendem sustentar que a colaboração do ex-ajudante de ordens pode não ter sido voluntária, já que ele estava preso e sob intensa pressão.

DE LONGE

Um dos fatos que endossariam a suspeita seria a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de proibir Cid de receber a visita da própria mulher, Gabriela, quando estava preso.

DE LONGE 2

Gabriela era investigada no inquérito que apura a falsificação de cartões de vacina dela, de familiares e de Bolsonaro. Por isso não poderia manter contato com o marido, que também era foco das apurações.

CALENDÁRIO

A proibição foi determinada no dia 23 de agosto de 2023. Duas semanas depois, Cid fechou acordo de delação com a Polícia Federal, homologado no dia 9 de setembro por Alexandre de Moraes.

JOGO LIMPO

Interlocutores de Cid afirmam que o acordo foi espontâneo e que a decisão de delatar ocorreu antes de ele ser proibido de se encontrar com Gabriela.

TERCEIRO SINAL

O ator Eduardo Sterblitch recebeu convidados para a estreia paulistana do espetáculo "Beetlejuice, o Musical", realizada na semana passada, no Teatro Liberdade. O diretor Rodrigo França e a atriz Vanessa Goulartt estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.