Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Iphan notificará Grupo Silvio Santos por fechamento dos Arcos do Oficina

Segundo superintendente do órgão, intervenção realizada não foi autorizada e se mostrou pouco segura em vistoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) notificará o grupo Silvio Santos pelo fechamento dos Arcos do Beco, no fundo da sede do Teatro Oficina, na região central de São Paulo.

Na manhã de segunda (5), integrantes da companhia foram surpreendidos com funcionários do conglomerado do dono do SBT realizando o emparedamento da fachada posterior do edifício. O apresentador trava há anos uma disputa pelo terreno vizinho ao Oficina, localizado no Bexiga, na região central de São Paulo.

Arcos do Beco do Teatro Oficina foram bloqueados com tijolos e cimento pelo Grupo Silvio Santos - Eduardo Knapp/Folhapress

"A gente vai ter que notificar o grupo Silvio Santos porque eles não podem fazer uma intervenção em um bem tombado sem a anuência dos órgãos de patrimônio, seja esse um bem público ou privado", afirma Danilo Nunes, superintende do Iphan no estado de São Paulo.

Na terça (6), técnicos do Iphan, do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental) fizeram uma vistoria no teatro.

O imóvel, que foi projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito, é tombado pelos três órgãos e, portanto, qualquer intervenção no prédio ou no seu entorno deveria ter sido autorizada por eles, o que não ocorreu.

Segundo Nunes, o Grupo Silvio Santos poderá ser, posteriormente, multado pela intervenção.

Uma escada azul de metal que fazia a conexão entre o teatro e a área externa, que é de propriedade do dono do SBT, também foi retirada.

O Grupo Silvio Santos afirma ter uma decisão judicial favorável, que entendeu que a escada não fazia parte do projeto original de tombamento do Oficina. Não foi dada explicação sobre o fechamento dos arcos.

O superintendente do Iphan afirma que, na vistoria, eles identificaram que a intervenção feita não é segura. "Foram colocados tijolos para fechar os arcos que não são nem os mesmos usados no teatro. E, além disso, se você colocar a mão e pressionar, há risco de queda desses tijolos", diz ele.

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público de São Paulo também afirmou ter instaurado um procedimento para apurar a obra.

A disputa pelo terreno no entorno do Oficina se arrasta há anos, tendo sido encabeçada por um dos maiores nomes do teatro brasileiro, Zé Celso, que morreu em julho do ano passado. Por décadas, o dramaturgo tentou transformar o terreno no parque do Rio Bexiga, um espaço público com árvores e um córrego a céu aberto em plena região central de São Paulo.

Em dezembro do ano passado, um acordo do Ministério Público de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo tornou a criação do parque mais próxima de virar realidade.

A tratativa definiu a destinação de R$ 51 milhões para a implantação do espaço verde. A verba é proveniente de um acordo judicial com a Uninove e deve ser usada de forma prioritária para a aquisição ou desapropriação do terreno de Silvio Santos, de 11 mil metros quadrados situado entre as ruas Jaceguai, Abolição, Japurá e Santo Amaro.


CONFETE

A atriz Alessandra Negrini, rainha do Acadêmicos do Baixo Augusta, usou balões presos à fantasia no desfile que celebrou os 15 anos de existência do megabloco no Carnaval paulistano. A atriz Marisa
Orth também participou do cortejo, que desceu a rua da Consolação, na região central de São Paulo, no domingo (4). O escritor Marcelo Rubens Paiva compareceu à comemoração.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.