Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Todas aborto

Justiça ordena busca contra associação antiaborto de padre Lodi por não indenizar mulher

Tatielle Gomes teve procedimento legal interrompido pelo pároco em 2005 e precisou deixar hospital com fortes dores e sangramento; feto morreu logo após o parto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Tribunal de Justiça de Goiás determinou o bloqueio e a busca de bens da Pró-Vida de Anápolis, associação antiaborto fundada e liderada pelo padre Luiz Carlos Lodi, após uma indenização por danos morais deixar de ser paga a uma mulher que teve uma interrupção da gestação impedida pelo pároco.

O caso ocorreu em 2005. Tatielle Gomes tinha 19 anos à época e estava grávida de um feto que recebeu o diagnóstico de síndrome de body stalk. A condição inviabilizava o desenvolvimento adequado de órgãos como pulmão e tórax e, por consequência, a vida extrauterina.

O padre Luiz Carlos Lodi durante manifestação contra o aborto em Anápolis (GO), em 2023 - @providaanapolis no Instagram

Após obter uma autorização judicial, Tatielle e seu marido, José Ricardo Dias, deixaram o interior do estado goiano e buscaram atendimento no Hospital Materno Infantil de Goiânia, onde foi dado início ao procedimento para interromper a gestação que chegava ao quinto mês.

Luiz Carlos Lodi, contudo, obteve um habeas corpus "para garantir o direito natural ao nascimento com vida" do feto, impedindo o procedimento quando a jovem já estava tomando medicamentos para induzir o aborto. Nem ela nem o marido conheciam o padre.

Impossibilitada de ser atendida na instituição de saúde, Tatielle foi obrigada a retornar para sua casa com fortes dores, sangramento e três centímetros de dilatação. Onze dias após ter dado entrada no hospital de Goiânia e iniciar o doloroso trabalho de parto, deu à luz um feto que morreu logo em seguida.

O casal, que hoje tem dois filhos, ingressou com uma ação por danos morais contra o padre em 2008. Após anos de idas e vindas processuais, o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou, em 2020, uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que determinou o pagamento de R$ 398 mil em indenização.

Desde então, a condenação jamais foi cumprida. Nenhum patrimônio foi encontrado nas contas bancárias ou em posse do padre, embora fosse de amplo conhecimento que seu estilo de vida é incompatível com a de quem diz não ter nenhum tipo de renda.

Tatielle em cena do documentário "Habeas Corpus", de Debora Diniz e Ramon Navarro, que conta o seu sofrimento ao ter impedido um aborto autorizado pela Justiça - Reprodução

Em lives e manifestações públicas, Lodi afirmou explicitamente que não tinha interesse em pagar a dívida com Tatielle e desestimulou seus seguidores a fazerem qualquer tipo de doação com essa finalidade. Nessas mesmas ocasiões, pediu que recursos fossem destinados à associação antiaborto.

A defesa dela, então, solicitou à Justiça que o patrimônio da associação fosse usado para pagar a indenização, apontando que o padre buscava se esquivar da responsabilidade e que usava os bens da Pró-Vida em benefício próprio. Em novembro do ano passado, o pedido foi atendido por unanimidade pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás.

"A distinção entre pessoa física e jurídica somente é feita pelo religioso quando o assunto pertine a eventual responsabilidade patrimonial. Para os demais temas, a distinção é intencionalmente ignorada, com vistas a atrair a atenção da maior quantidade possível de pessoas", afirma o acórdão da corte.

"Fica nítida a intenção do fundador da associação de utilizar a pessoa jurídica com o propósito de lesar credores. Não pode o Poder Judiciário fechar os olhos diante de situações como a examinada", diz ainda.

O valor atualizado da indenização é de R$ 581.123,35, segundo correção monetária calculada pelo próprio Tribunal de Justiça.


DOCUMENTÁRIO CONTA A HISTÓRIA DE TATIELLE


Na última quinta-feira (28), a busca por valores e bens, assim como o bloqueio de valores correspondentes ao que deve ser pago a Tatielle e a seu marido, foram autorizados pela Justiça. Na sexta (1º), um recurso apresentado pela Pró-Vida de Anápolis foi rejeitado. A entidade ainda pode recorrer ao STJ.

Ainda que não haja um prazo definido para o pagamento da indenização, o reconhecimento de que a entidade católica deve ser responsabilizada pelo ato que impediu o aborto é celebrada por pessoas próximas de Tatielle.

Caso a Pró-Vida não tenha dinheiro em conta, imóveis, automóveis e qualquer outro tipo de bem poderão ser bloqueados e eventualmente ir a leilão a fim de se obter o valor devido.


SOM

A produtora musical Vivian Kuczynski - Divulgação

A produtora musical Vivian Kuczynski assina a produção e a mixagem da canção de abertura da mais nova novela das sete da TV Globo, "Família É Tudo". "Jardins da Babilônia", de Rita Lee, é interpretada pelos cantores Jão e Julia Mestre e também passou pelas mãos de Zebu, parceiro musical de Kuczynski.

Com apenas 20 anos de idade, a produtora e engenheira de mixagem acumula colaborações com nomes como Pabllo Vittar, Junior Lima, Alice Caymmi e Bruno Capinan. Ao lado de Zebu, assinou a direção musical da "Superturnê", de Jão.

Para maio deste ano, ela prepara o lançamento de seu segundo álbum de estúdio.

Em 2020 e em 2022, Kuczynski recebeu indicações na categoria "Melhor Produtora Musical" do WME (Women's Music Events Awards), o maior prêmio da música dedicado a mulheres na América Latina.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou LUANA LISBOA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.