Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

TRE-SP pode ter primeira mulher na presidência em 2030

Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi foi eleita na quinta (7) como desembargadora suplente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) pode ter a sua presidência ocupada por uma mulher, pela primeira vez em sua história, no ano de 2030.

A possibilidade foi celebrada por magistrados que integram a corte na quinta-feira (7), durante sessão que consagrou Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi como nova desembargadora suplente do colegiado. Ela foi eleita após receber 193 votos em pleito realizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A magistrada Claudia Fanucchi, em São Paulo - Greg Salibian - 17.ago.2018/Folhapress

Apenas desembargadores estão habilitados para assumir a presidência da corte eleitoral —Fanucchi é a primeira mulher ocupante do cargo a chegar ao TRE paulista.

O tribunal atualmente é presidido pelo desembargador Silmar Fernandes. Ele será sucedido por José Antonio Encinas Manfré, nos anos de 2026 e 2027, e por Roberto Maia Filho, no período de 2028 a 2029. Só em 2030, depois de passar pelo cargo de corregedora, Fanucchi poderá chegar ao posto.

"Me parece que o Tribunal de Justiça, por seu pleno, acabou ouvindo a homenagem às mulheres e elegendo aquela que, se tudo correr como previsto, em 2030 será a primeira mulher a presidir o Tribunal Regional Eleitoral", afirmou o jurista Marcio Kayatt, membro do tribunal, após o res ultado.

A magistrada tomará posse no TRE-SP na próxima quinta-feira (14). Na corte, ela já atuou como juíza efetiva entre os anos de 2015 e 2019.


TERCEIRO SINAL

Os atores Lucio Mauro Filho e Bruno Mazzeo receberam convidados para a estreia de seu novo espetáculo, "Gostava Mais dos Pais", realizada no teatro Porto, em São Paulo, na semana passada. O apresentador Marcos Mion esteve lá para prestigiar a peça, que é dirigida por Debora Lamm.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou LUANA LISBOA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.