Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado quer convocar secretária de Cultura de SP para explicar fim das Oficinas Culturais

Carlos Gianazzi busca aprovar um requerimento de convocação na Comissão de Educação e Cultura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL-SP) quer convocar a secretária estadual de Cultura de São Paulo, Marilia Marton, para ir à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) prestar esclarecimentos sobre o encerramento das Oficinas Culturais.

O programa é sediado há 38 anos no prédio Oficina Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, e em outras duas unidades na capital. Em seu lugar, a Secretaria estadual de Cultura pretende implementar um novo projeto, o CultSP Pro.

Fachada da Oficina Cultural Oswald de Andrade
Fachada da Oficina Cultural Oswald de Andrade - Divulgação

O parlamentar apresentou um requerimento de convocação à Comissão de Educação e Cultura. O documento ainda precisa ser aprovado pelos 11 membros do colegiado, que é presidido pela deputada Professora Bebel (PT).

O governo afirma que a mudança, caracterizada como uma reformulação, é fruto de um amplo diálogo com diferentes segmentos da indústria criativa. A gestão estadual diz ainda não se tratar de um encerramento.

Marilia Marton, secretária de Cultura do estado de São Paulo, na sede do órgão, na capital paulista - Adriano Vizoni -31.jan.23/Folhapress

A medida, porém, pegou membros do setor cultural de surpresa. As Oficinas Culturais oferecem cursos que abarcam as diferentes linguagens artísticas como teatro, literatura e artes plásticas.

Agora, será rebatizado para CultSP Pro: Escolas Profissionais e de Empreendedores da Cultura, e dará mais atenção à formação técnica. Os cursos terão carga horária de 16 a 128 horas e contarão com oficinas em áreas como música, artes cênicas e games.

Na semana passada, a Bancada Feminista, mandato coletivo do PSOL na Alesp, ingressou com uma ação popular na Justiça de São Paulo contra o encerramento do programa Oficinas Culturais.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.