Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Banco do Brasil

'Fausto', última peça dirigida por Zé Celso, será encenada em Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro

Unidades do Centro Cultural Banco do Brasil vão sediar montagem do espetáculo idealizado e protagonizado por Ricardo Bittencourt

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Última peça dirigida e escrita por Zé Celso Martinez Corrêa, "Fausto" voltará a ser encenada em uma turnê por unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A primeira apresentação será nesta sexta (5), em Belo Horizonte. Depois, o espetáculo vai para o Rio de Janeiro e Brasília, em um total de 16 exibições em cada cidade, durante três meses.

O ator Ricardo Bittencourt antes da estreia do espetáculo "Fausto", no Sesc Pinheiros, em 2022
O ator Ricardo Bittencourt antes da estreia do espetáculo "Fausto", no Sesc Pinheiros - Ronny Santos -12.ago.2022/Folhapress

O trabalho foi idealizado pelo ator Ricardo Bittencourt, que atua na montagem como o personagem-título ao lado de um elenco formado apenas por integrantes do Teatro Oficina. A estreia aconteceu em 2022 no Sesc Pinheiros e, na época, foi considerada um "milagre", já que o grupo conseguiu montá-la em um prazo recorde de pouco mais de um mês.

"Fausto" é a leitura de Zé Celso para o mito do médico alemão que faz um pacto com o diabo. A história foi reinterpretada por autores como os alemães Thomas Mann e Goethe, que a transformaram em uma das peças mais celebradas da dramaturgia ocidental.

Zé Celso desenvolveu a versão em parceria com o jovem dramaturgo e diretor brasiliense Fernando de Carvalho. A produção é de Luque Daltrozo.

A ideia do grupo é que "Fausto" possa ser apresentada também na sede do Oficina, em São Paulo, no fim deste ano.

A atriz Leona Cavalli, que estrelou a montagem de 2022, não poderá estar nas apresentações de Belo Horizonte, mas fará a turnê no Rio de Janeiro. Na capital mineira, ela será substituída por Luciana Domscke.


CASA DE BAMBA

A cantora Mart’nália prestigiou o lançamento do livro de memórias do pai, o cantor Martinho da Vida, na quarta-feira (3), no Sesc Pinheiros, na capital paulista. A obra, intitulada "Martinho da Vila", é publicada pela editora Planeta. A cantora Nega Duda realizou um pocket show no evento. O jornalista e escritor Tom Farias, colunista da Folha, passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.