Última peça dirigida e escrita por Zé Celso Martinez Corrêa, "Fausto" voltará a ser encenada em uma turnê por unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A primeira apresentação será nesta sexta (5), em Belo Horizonte. Depois, o espetáculo vai para o Rio de Janeiro e Brasília, em um total de 16 exibições em cada cidade, durante três meses.
O trabalho foi idealizado pelo ator Ricardo Bittencourt, que atua na montagem como o personagem-título ao lado de um elenco formado apenas por integrantes do Teatro Oficina. A estreia aconteceu em 2022 no Sesc Pinheiros e, na época, foi considerada um "milagre", já que o grupo conseguiu montá-la em um prazo recorde de pouco mais de um mês.
"Fausto" é a leitura de Zé Celso para o mito do médico alemão que faz um pacto com o diabo. A história foi reinterpretada por autores como os alemães Thomas Mann e Goethe, que a transformaram em uma das peças mais celebradas da dramaturgia ocidental.
Zé Celso desenvolveu a versão em parceria com o jovem dramaturgo e diretor brasiliense Fernando de Carvalho. A produção é de Luque Daltrozo.
A ideia do grupo é que "Fausto" possa ser apresentada também na sede do Oficina, em São Paulo, no fim deste ano.
A atriz Leona Cavalli, que estrelou a montagem de 2022, não poderá estar nas apresentações de Belo Horizonte, mas fará a turnê no Rio de Janeiro. Na capital mineira, ela será substituída por Luciana Domscke.
CASA DE BAMBA
A cantora Mart’nália prestigiou o lançamento do livro de memórias do pai, o cantor Martinho da Vida, na quarta-feira (3), no Sesc Pinheiros, na capital paulista. A obra, intitulada "Martinho da Vila", é publicada pela editora Planeta. A cantora Nega Duda realizou um pocket show no evento. O jornalista e escritor Tom Farias, colunista da Folha, passou por lá.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.