Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Lula

Lula tem dificuldade de substituir ministros e presidente da Petrobras

Presidente manifesta insatisfação com desempenho político de auxiliares, mas enfrenta problema de 'falta de peça de reposição', segundo aliados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT), que tem manifestado insatisfação com o desempenho político e de comunicação de diversos ministros, enfrenta dificuldades para tocar adiante as mudanças que já sinalizou que pretende fazer em seu governo.

O presidente Lula (PT) durante evento no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 4.mar.2024/Folhapress

OFICINA MECÂNICA

A razão, segundo interlocutores dele: Lula enfrenta um problema de "reposição de peças", ou seja, de quadros na área política para substituir auxiliares que gostaria de tirar do governo.

OFICINA 2

A dificuldade para mudar o comando da Petrobras é um exemplo: o presidente cogitou demitir Jean Paul Prates, mas as alternativas de substituição eram poucas.

OFICINA 3

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, foi a primeira opção pensada por Lula. Mas a saída dele do cargo que ocupa desfalcaria o banco.

XADREZ

Para substituir Mercadante, Lula poderia convocar algum ministro. Mas aí teria que pensar em um substituto do substituto –e os nomes de sua confiança, com peso político, são escassos.

ELE FICA

A demissão de Prates foi contornada também por causa da interferência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em favor de sua permanência.

SOLTA A VOZ

Lula se queixa, entre outras coisas, da dificuldade que alguns ministros, mesmo trabalhando muito, demonstram ter de criar fatos políticos em torno de suas realizações.


SOM

A cantora Duda Beat recebeu convidados, na semana passada, no lançamento do seu novo álbum, "Tara e Tal". O produtor musical Marcus Preto prestigiou o evento, realizado na Central Embaixada Cultural, em São Paulo. A cantora Lara e o namorado, o apresentador Julinho Casares, também marcaram presença na celebração.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.